Cobertura do 180graus · 05/10/2018 - 23h38 | Última atualização em 28/10/2018 - 10h04

Acompanhe as últimas notícias sobre as Eleições 2018


Compartilhar Tweet 1



 

Acompanhe em Tempo Real

08/10/2018


00:24

99,94% das urnas apuradas no Piauí

Às 0h18 desta segunda-feira (08), com 99,94% das urnas apuradas, Wellington Dias (PT) alcançou 55,65% dos votos válidos na eleição para governador do Piauí, lhe dando o quarto mandato à frente do executivo estadual.

Apenas 5 seções ainda faltam ser totalizadas pela Justiça Eleitoral.


07/10/2018


22:33

Parcial | Governador

Wellington Dias chega aos 55,53% dos votos no Piauí, com 99,28% das urnas apuradas. O percentual representa mais de 958 mil votos, dando mais uma vez ao petista vitória já no primeiro turno.

Dr. Pessoa aparece com 20,55% e em terceiro ficou Luciano Nunes, com 17,32%.

Fábio Sérvio soma 3,67%. Ao senado Elmano, o quinto lugar com 1,28%. Sueli Rodrigues tem 0,71% dos votos, Valter Alencar 0,64%, Luciane Santos 0,17%, Romualdo Seno 0,08%, e Lourdes Melo 0,05%.


22:27

Parcial | Deputado Estadual

Com 98,94% das urnas apuradas até agora no Piauí, por enquanto, seriam eleitos os seguintes candidatos deputado estadual

1. Georgiano (PSD)
2. Lucy (PP)
3. Júlio Arcoverde (PP)
4. Wilson Brandão (PP)
5. Severo Eulálio (MDB)
6. Flávio Nogueira Júnior (PDT)
7. Zé Santana (MDB)
8. Limma (PT)
9. Marden Menezes (PSDB)
10. Themístocles Filho (MDB)
11. Dr. Francisco Costa (PT)
12. Janainna Marques (PTB) 
13. Henrique Pires (MDB)
14. Pablo Santos (MDB)
15. Dr. Helio (PR)
16. Fernando Monteiro (PRTB)
17. Fábio Novo (PT)
18. Fábio Xavier (PR)
19. Hélio Isaías (PP)
20. Gustavo Neiva (PSB)
21. Coronel Carlos Augusto (PR)
22. Franzé Silva (PT)
23. João Mádison (MDB)
24. Flora Izabel (PT)
25. Pastor Gessivaldo (PRB)
26. Nerinho (PTB)
27. Evaldo Gomes (PTC)
28. Firmino Paulo (PP)
29. Teresa Britto (PV)
30. Oliveira Neto (PPS)


22:21

Parcial | Deputado Federal

Com 98,94% das urnas apuradas até agora no Piauí, por enquanto, seriam eleitos os seguintes candidatos a deputado federal

1. Rejane Dias (PT)
2. Fábio Abreu (PR)
3. Assis Carvalho (PT)
4. Flávio Nogueira (PDT)
5. Júlio César (PSD)
6. Iracema Portella (PP)
7. Margarete Coelho (PP)
8. Marcos Aurélio Sampaio (MDB)
9. Dr. Marina (PTC)
10. Átila Lira (PSB)


21:15

Luciano cumprimenta W.Dias por vitória

Terceiro colocado nas urnas na disputa pelo governo do Piauí, Luciano agradeceu o apoio recebido na campanha e cumprimentou os demais candidatos, incluindo o governador Wellington Dias, que foi reeleito.

Diz que mesmo com o resultado, continuará na trincheira da oposição, fiscalizando a gestão pública e lutando “por um estado mais justo”.

“O momento é de agradecer”, diz.

Luciano afirma que pretende voltar a militar como advogado e se dedicar à atividade empresarial, sem sair do universo político-partidário.

“Seguiremos fazendo política como ela deve ser feita, com P maiúsculo, não podemos nos omitir”, afirma.


21:14

Ciro quer enxugamento da máquina em 4º governo WD

Reeleito senador, Ciro Nogueira disse que vai cobrar do governador Wellington Dias uma redução considerável no tamanho da máquina pública, para que este quarto mandato do petista tenha como foco “a prestação dos serviços”.

“Vou conversar com o governador e defender a redução da estrutura do estado, para que nós possamos aumentar os investimentos”, disse.

Ciro lembra que ao conquistar o quarto mandato, aumenta ainda mais a responsabilidade e cobrança a Wellington Dias, e acredita que combater o inchaço da máquina sinaliza o comprometimento do governador com a confiança depositada pela população.


20:14

Norte do PI: em Cocal eleitores vão as ruas acompanhar apuração

Em Cocal, o blogueiro Evaldo Neres registrou a animação dos apoiadores do candidato à reeleição, o governador Wellington Dias (PT), para acompanhar a apuração da votação.

    Evaldo Neres

20:12

Festa petista

Com o desenho da vitória de Wellington Dias mais uma vez no primeiro turno, uma festa está preparada para receber o governador e sua chapa no clube da Apcef.


20:09

Parcial | Governador

Faltando pouco mais de 15% das urnas apuradas, o governador Wellington Dias mantém vantagem para a vitória no primeiro turno.


20:05

Apcef recebe 'torcida' de Wellington Dias

Um grupo de apoiadores está concentrado na Apcef, onde daqui a pouco o governador Wellington Dias (PT) concede entrevista coletiva sobre o resultado das eleições 2018. Um telão foi montado para acompanhar a apuração.


20:02

Parcial | Deputado Estadual

Veja quem são os mais votados para deputado estadual, com 77% das urnas apuradas no Piauí.


20:01

Parcial | Deputado Federal

Veja quem são os mais votados para deputado federal, com 77% das urnas apuradas no Piauí.


19:58

Parcial | Senado

Já para o Senado, Ciro Nogueira e Marcelo Castro mantém a liderança, com 77,33% das urnas apuradas.


19:56

Parcial | Governador

A apuração no Piauí chega aos 77,33% dos votos.

W.Dias se mantém na liderança, com 54,30%.


19:45

Apoiadores recebem Luciano em comitê

Luciano Nunes está acompanhando a apuração no seu comitê de campanha na zona Leste de Teresina. Esperando uma definição do resultado das urnas, disse que vai aguardar o fim da apuração para se pronunciar. Por enquanto, com 73% das urnas apuradas, ele aparece em tercei com 17%.


19:42

Parcial | Senador

Já na disputa para senador, quem está liderando e o senador Ciro Nogueira, que se aproxima da reeleição com 28,97% dos votos. Marcelo Castro está em segundo com 26,37%. 

Em terceiro está Wilson Martins (PSB) com 19,41%, seguido de Robert Rios (DEM) com 8,87%.


19:36

Parcial | Governador  

Com mais de 73% das urnas apuradas, o governador Wellington Dias aparece com 54,10% dos votos. Em segundo está Dr. Pessoa, com 21,31%, seguido de Luciano com 17,53%. A diferença aproxima cada vez mais o governador da possibilidade de reeleição.


18:45

Dr. Pessoa se tranca com assessores

A movimentação é tranquila no comitê do deputado estadual Dr. Pessoa, candidato do Solidariedade. Uma TV transmite os números da apuração, enquanto o candidato segue trancado com assessores, aguardando por uma definição. Ele não quis conversar com jornalistas e nem permitiu fotos.


18:31

PRE impugna votos de seção eleitoral por violação do sigilo por Dr. Pessoa

O procurador regional eleitoral no Estado do Piauí, Patrício Noé da Fonseca, representando o Ministério Público Eleitoral, compareceu na tarde de hoje (7) à Unidade Escolar Professor Antilhon Ribeiro Soares, no Bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina, para impugnar a votação da Seção 486 da 2ª Zona Eleitoral em razão da violação do sigilo de votação pelo candidato ao cargo de governador do Estado do Piauí, pelo Solidariedade, José Pessoa Leal, mais conhecido no estado como Dr. Pessoa.

“Não houve prejuízo aos trabalhos considerando que só posteriormente a impugnação será apreciada e julgada pela Presidência da Junta Apuradora, nos termos do Art. 223, do Código Eleitoral”, enfatizou o procurador.


18:12

Parcial Governador Piauí


18:05

Ocorrências policiais

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí divulgou no final da tarde deste domingo (07) o balanço de ocorrências policiais durante as eleições no estado.


18:04

Apuração travada

A Justiça Eleitoral enfrenta problema na divulgação do resultado das eleições 2018 por conta de um problema técnico em seus sistemas na web.


17:56

Candidatos ao governo acompanham apuração em Teresina

Boa parte dos candidatos a governador do Piauí vão acompanhar em casa a apuração dos votos da eleição deste domingo.

Wellington Dias (PT) fica em casa nestas primeiras horas, e depois vai para a Apcef (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal), onde concederá entrevista coletiva.

Já Dr. Pessoa (SD) acompanha a apuração dos votos em seu comitê de campanha, na zona Sul de Teresina. Luciano Nunes (PSDB) estará a partir das 20h em seu escritório de campanha.

Elmano Férrer (Podemos) acompanha a apuração em casa.


17:20

Apuração inicia

Seções começam a ser totalizadas e primeiros boletins de urna começam a sair.


17:10

Urnas apresentam defeitos, mas logo são substituídas em Santa Cruz dos Milagres

Início de votação, em Santa Cruz dos Milagres, duas urnas apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas. Pela manhã as votações foram tranquilas, já no início da tarde o movimento se intensifica e são grandes as filas.  De acordo com o correspondente do 180graus, Diego Macedo, acredita-se que a votação vai passar das 17h.


17:07

Técnico do TRE explica esquema de apuração

Rosembergue Maia Gomes, secretário de Tecnologia do TRE, explica que após o encerramento da votação, quando seção é finalizada, são emitidos os boletins de urna impressos. Estes são afixados nas seções e têm vias distribuídas para os partidos. Em seguida, as mídias digitais são encaminhadas para os servidores da Justiça Eleitoral e computados na apuração.


17:01

Fim do horário de votação

Encerra agora às 17 horas a votação das Eleições Gerais de 2018 em todo o país. Eleitores que ainda estão aguardando nas seções receberão senhas.


16:59

Votações seguem tranquilas no município de Wall Ferraz

A votação na Escola Municipal Antônio Jesuíno da Silva, no município de Wall Ferraz segue tranquila, segundo Manoel Rodrigues, blogueiro do 180graus. 


16:56

Sul do Piauí: votação tranquila em Colônia do Gurgueia

A votação acontece sem ocorrências fora do normal no município de Colônia do Gurgueia, a 507 km de Teresina, como informa a blogueira Natanniela Gonçalves.

Nas fotos, o Centro de Educação Profissional Rural Padre José de Anchieta Cortez, onde segundo os mesários a maioria dos eleitores já votou.

A prefeita de Colônia do Gurgueia, Doquinha, votou na Unidade Escolar Dom Avelar Brandão Vilela.

Fotos: Natanniela Gonçalves


16:54

Eleição em Pimenteiras está dentro da normalidade

Mesmo com muitas filas, a eleição em Pimenteiras está transcorrendo em clima de normalidade. De acordo com o Cartório Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral nenhum incidente foi registrado com as urnas e a eleição transcorre dentro do esperado.

Em Pimenteiras 8.284 eleitores estão prontos para exercer o direito do voto espalhadas em 45 seções eleitorais, sendo 09 agregadas. São 18 seções na sede e 18 na zona rural. A Drª Keylla Procópio responde pela zona eleitoral.  


16:52

Reunião acerta detalhes da apuração

A presidência do TRE está reunida neste fim de tarde, a poucos minutos do fim da votação, para a sessão de oficialização do início da apuração dos votos, que inicia logo após as 17h.


16:43

Dom Inocêncio | Falta de energia no município, mas não afeta locais de votação

No município de Dom Inocêncio, de acordo com a correspondente do 180graus no município, Glória Nunes, muitas pessoas não compareceram para votação e ainda ressaltou que a cidade está tranquila, sendo que muitas pessoas comparecem para votar mais no período da tarde.

Na ocasião, houve falta de energia das 11h às 15h40 em algumas áreas do município, dificultando assim o uso de internet e demais necessidades. A falta de energia não atingiu os locais de votação.

Além da sede do município, tem mais 12 locais de votação no Município.


16:37

Presidente do TRE-PI confirma ocorrências de crimes eleitorais

Pelo menos duas apreensões de dinheiro e material de campanha foram realizadas neste domingo em Teresina, segundo o presidente do Tribunal Regional do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

Uma delas aconteceu ainda na madrugada, quando foram encontrados R$ 3 mil e material de campanha. Foram apreendidos ainda R$ 100 mil, e a suspeita é de que o dinheiro também seria destinado à tentativa de compra de voto.

Ocorrências também na cidade de Água Branca, com apreensão de R$ 36 mil, e em Fronteiras do Piauí, também com a apreensão de dinheiro. O presidente repassou ainda informes sobre flagrantes nas cidades de Barras e Piripiri.


16:22

Prefeito Henrique César vota na escola Acrísio Veras

O prefeito de Alto Longá, Henrique César, compareceu na escola Acrísio Veras para votar, acompanhado com o secretário municipal de Finanças, Felipe Breno e o vice-prefeito, Maciel Sindô.


16:13

44 urnas substituídas no Piauí

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, informou que até esta tarde, 44 urnas foram substituídas em seções eleitorais no Piauí após apresentarem algum tipo de defeito.

Três casos registrados também com relação à falta de energia, nas cidades de São João do Piauí e Buriti dos Lopes, onde o fornecimento já foi restabelecido. Agora à tarde o problema foi em São Miguel do Tapuio, mas segundo o presidente do TRE, a autonomia da bateria das urnas é suficiente para prosseguir com a eleição até o fim.


16:09

Eleições ocorrem com muita tranquilidade em Guadalupe

O juiz eleitoral Dr. Marcus Antônio Sousa e Silva constatou que apesar da novidade do uso da biometria, tudo está transcorrendo dentro da normalidade. A movimentação dos eleitores foi muito tranquila, nesta manhã, sendo que 7.610 eleitores estão aptos a votar.


16:09

Homem passa mal e morre após votar em Batalha

Segundo informações de Clenilton Gomes, do portal Dus Cocais, Claudionor de Meneses Costa, de 73 anos, passou mal quando chegou em casa, após votar. Ele foi conduzido ao Hospital de Batalha e, em seguida, para o Hospital de Esperantina. No entanto, faleceu dentro do Samu, durante o percurso.


16:05

Confiante no segundo turno, Luciano manifesta desejo pela união das oposições

Apostando que haverá sim segundo turno na eleição para governador do Piauí, o candidato Luciano Nunes, do PSDB, espera a união das oposições.

“Acredito que as oposições estarão unidas”, disse minutos após votar na Unidade Escolar Maria de Lourdes Rebelo, na zona Leste de Teresina.

Luciano nutre ainda a possibilidade de que ele esteja num segundo turno, apesar de boa parte dos levantamentos até agora divulgados apontarem a possibilidade de confronto entre Wellington Dias (PT) e Dr. Pessoa (SD), caso o novo governador não seja definido hoje.


16:01

Boca de urna é crime eleitoral de maior incidência até o momento

A boca de urna é o crime de maior incidência até o momento, de acordo com boletim parcial divulgado pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais de 2018 (CICCE), em Brasília. Até as 12 horas foram registradas 71 ocorrências em todo o país.

O boletim também registra 65 casos de propaganda eleitoral irregular, 19 flagrantes de transporte irregular de eleitores e 10 de compra de votos. O documento não informa os estados onde esses crimes contra a lei eleitoral ocorreram.

    Antonio Cruz/Agência Brasil

15:52

Leitor biométrico apresenta problemas em algumas seções em Floresta do Piauí

O blogueiro Átilla Rodrigues relatou que o leitor biométrico apresentou problemas em algumas seções causando filas enormes em Floresta do Piauí.

No momento, os leitores já estão funcionando normalmente. Mas atrasou muito o andamento da votação.

Problema no leitor biométrico em Floresta do PI gera filas
Problema no leitor biométrico em Floresta do PI gera filas    Átilla Rodrigues
Problema no leitor biométrico em Floresta do PI atrasa votação
Problema no leitor biométrico em Floresta do PI atrasa votação    Átilla Rodrigues

15:46

Cerca de metade dos eleitores no exterior não deve ir votar

Apesar do aumento no número de brasileiros que se dispuseram a votar mesmo morando no exterior, o comparecimento aos locais de votação ainda é baixo. A explicação está na dificuldade de deslocamento às seções eleitorais. No pleito de 2018, 500.727 eleitores estão habilitados a votar em 99 países. A previsão, no entanto, é de que pouco mais da metade compareça.

“Dificilmente uma pessoa vai viajar de avião da cidade onde mora para outra para votar”, afirmou a embaixadora, lembrando que há cidades, como ocorre nos Estados Unidos, isoladas dos grandes centros nos quais o Brasil tem representação diplomática.


15:45

TSE registra substituição de 964 urnas eletrônicas com defeito

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco para 964 o número de urnas eletrônicas que apresentarem defeito e precisaram ser substituídas em todo o país até as 14h. Segundo o tribunal, o número representa 0,019%  do total de 454,4 mil urnas utilizadas no pleito deste ano. Até o momento, não foram registrados locais com votação manual.


15:42

Candidata a vice-governadora, Vanessa Tapety vota em Oeiras

A candidata vice-governadora pelo PTC, Vanessa Tapety vota em Oeiras.

    Foto: Reprodução Instagram

15:34

Norte do Piauí: votação no município de Cocal

O blogueiro Evaldo Neres informa que a votação na cidade de Cocal, localizada a 289 km da capital, segue tranquila.

    Evaldo Neres

14:07

Eleitores ainda enfrentam longas filas para votar

Muitos eleitores ainda têm de enfrentar longas filas neste início de tarde. Na escola Padre Ângelo Imperiali, na Vila Padre Cícero, zona Leste de Teresina, o tempo de espera em algumas seções é de quase duas horas.


13:22

Eleitor passa mal na fila de votação e morre, em Valença

Um eleitor morreu na manhã de hoje dentro da Unidade Escolar Cônego Acilino, em Valença, enquanto aguardava na fila para votar.  Segundo o portal local V1, Lourival Mariano da Silva, de 70 anos, sentiu um mal estar e decidiu sair do colégio, momento em que desmaiou.

Socorrido por populares, ele ainda foi levado pelo SAMU para o hospital regional, mas já chegou sem vida. O caso foi atendido pela Polícia Militar.


13:15

Ciro Nogueira acompanha votação de Gil Paraibano e Zé Neri em Picos

O senador Ciro Nogueira esteve na cidade de Picos neste domingo (07/10), onde acompanhou a votação do seu segundo suplente Gil Paraibano e do ex-prefeito do município Zé Neri, esteve junto com os candidatos a deputado estadual, Belê Medeiros e Nerinho. Em entrevista à imprensa durante votação na Unidade Escolar Mário Martins, no bairro Junco, Ciro disse que tem um carinho especial por Picos.


12:36

Votação do candidato a Senador Marcelo Castro (MDB)

O candidato a senador pela chapa governista, deputado federal Marcelo Castro (MDB), votou no Liceu Piauiense, na manhã deste domingo (07/10). Ele estava acompanhado pela candidata a vice-governadora Regina Sousa.


12:23

Eleições 2018 em Santa Cruz dos Milagres

O blogueiro do 180graus em Santa Cruz dos Milagres, Diego Macedo, relatou que a votação segue tranquila no município, localizado a 180km da capital. “Sem nenhuma ocorrência”, resumiu.


12:14

Marina Silva vota na sede do Incra em Rio Branco

A candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, votou na manhã deste domingo (7) no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Rio Branco (AC).

Marina chegou à zona eleitoral por volta de 9h35, horário do Acre (11h35 horário de Brasília), e levou cerca de 2 minutos para votar. Por causa do fuso-horário, a eleição no Acre começa e termina duas horas depois em relação a Brasília.

A candidata chegou no local de votação acompanhada do marido e da irmã e fez sinal de coração. Ao finalizar a votação, cumprimentou os mesários e falou com jornalistas. (Portal G1)

    Imagem: Reprodução/Globo News

12:01

Votação no interior do Piauí

Luciana Santos, correspondente de Picos, informa que, até o momento, não foi registrada nenhuma ocorrência. Na foto, filas de eleitores no colégio Mário Martins, onde estão funcionando as seções 299 a 301.

Votação na cidade de Picos
Votação na cidade de Picos    Luciana Santos


O correspondente Átilla Rodrigues mandou esta foto da votação em Floresta do Piauí e disse que não houve registro de nenhum problema, até agora.


Em Campo Largo do Piauí, o blogueiro do 180, Elton Lima, está acompanhando a votação. Seguem fotos da Unidade Escolar São José, onde funcionam as sessões: 67, 61, 34, 26, e 25.


12:01

PRF realiza apreensão de santinhos adulterados

A Polícia Rodoviária Federal abordou neste sábado (06) um homem que estava em um veículo Honda Civic e com ele foram encontrados um cartaz referente a um candidato a deputado estadual no qual constava a informação inverídica "Presidente Lula 13", bem como 271 pequenos santinhos do mesmo candidato a deputado nos quais também constavam de um lado a fotografia do ex-presidente Lula com o escrito: "Presidente Lula 13" e no verso escrito "Presidente Lula 13 Vice Haddad".

Inspetor da PRF Wenledal Tenório
Inspetor da PRF Wenledal Tenório 

11:36

Candidata do PSTU vota na zona Norte

Luciane Santos, candidata a governadora pelo PSTU também já votou. Ela chegou pouco antes das 11h na Escola Municipal Delmira Coelho Machado, bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina.


11:28

Elmano diz que em caso de 2º turno, segue com a oposição

O candidato Elmano Férrer chegou há pouco para votar, na zona Leste de Teresina. Foi acompanhado da família.

Questionado sobre a possibilidade de mais uma vez Wellington Dias vencer as eleições, disse que continuará lutando por mudanças no Piauí. “Vou lutar até a morte, para que haja uma nova ordem política e administrativa neste estado. Esse blocão que se formou não é bom para a população do estado. Vai ficar um péssimo exemplo na história”

Em caso de segundo turno, disse que ficará “na oposição ao desgoverno que está aí”.


11:27

Mão Santa vota no colégio Diocesano

O prefeito de Parnaíba Mão Santa votou na manhã deste domingo (07) acompanhado de seu neto Lucas, de Adalgisa e da filha Cassandra, além do genro Luis Neto. O local de votação foi o colégio Diocesano, no bairro Nova Parnaíba. Após a votação, Mão Santa seguiu para sua residência.

    Imagem: Reprodução/Portal do Catita


 


11:18

Família acompanha Ciro Nogueira na votação

O senador Ciro Nogueira chegou ao Centro Integrado José Amável, localizado no bairro São João, acompanhado da família. Além da esposa, a deputada federal Iracema Portella, esteve ainda com Cintia, Maria Eduarda e Eliane e a netinha Maria.

À tarde vai para Picos e Floriano, e retorna à capital no fim do dia para acompanhar a apuração dos votos.

    Foto: Divulgação/AsCom

11:16

Após votar, Temer diz acreditar em eleições tranquilas em todo o país

O presidente Michel Temer votou no início desta manhã no colégio Santa Cruz, na zona oeste da capital paulista. Após depositar seu voto na urna eletrônica, Temer disse à imprensa que está “otimista” com o exercício democrático. “Tenho absoluta convicção de que teremos eleições tranquilas em todo o país. Não vamos ter problema nenhum”, afirmou.

    Crédito: Marcos Correa/PR

11:15

Boulos vota em São Paulo acompanhado da família

O candidato do PSOL à Presidência da República, Guilherme Boulos, votou na manhã deste domingo (7), no bairro de Perdizes, em São Paulo. Acompanhado da mulher Natália Szermeta e das filhas, Boulos foi recebido na entrada da PUC São Paulo por correligionários e apoiadores.

    Crédito: Divulgação PSOL/Agência Brasil

11:12

Após votar, Meirelles diz que confia no povo brasileiro

O candidato à Presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles, votou por volta das 9h40 da manhã, no Colégio Rio Branco, no bairro de Higiénópolis, região central da capital paulista. Ele estava acompanhado do candidato a governador do estado de São Paulo, Paulo Skaf. Depois de registrar seu voto na urna eletrônica, Meirelles fez o sinal de vitória e disse que isso representava a confiança no povo brasileiro e na democracia.

    Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil/Agência Brasil

11:11

Alvaro Dias vota e diz que campanhas eleitorais são injustas

O candidato do Pode à Presidência da República, Alvaro Dias, votou na manhã deste domingo (7), no Colégio Mãe de Deus, em Londrina, no Paraná. Após a votação, ele concedeu uma entrevista coletiva em que se disse preocupado com a desigualdade acentuada no país e que se apresenta de modo mais claro durante as eleições.

    Antonio Cruz/ Agência Brasil

11:09

João Amoêdo vota no Rio de Janeiro

O candidato à Presidência da República pelo partido NOVO, João Amoedo, chegou ao clube onde vota, na Lagoa, Zona Sul do Rio, às 10h.



11:06

Ciro Gomes vota em Fortaleza-CE

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) votou no prédio da secretaria estadual da Saúde, em Fortaleza, por volta da 9 horas da manhã deste domingo. Ciro diz que está otimista e com esperança. "Estou bastante otimista com muita esperança de que o Brasil seja iluminado por Deus nesta hora tão difícil e que o Brasil possa ser o instrumento que Deus faz usar para nação brasileira se proteger da violência e do radicalismo", disse o candidato. (Fonte: G1).


11:04

Vídeo: assista ao momento em que o governador Wellington Dias votou 

Acompanhado da sua candidata a vice-governadora, Regina Sousa, e do candidato ao Senado Federal Marcelo Castro, o candidato à reeleição, governador Wellington Dias, votou rapidamente.


10:58

Após café da manhã com aliados, Haddad vota na zona sul de São Paulo

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, votou na manhã deste domingo (7) no Brazilian International School, colégio localizado no bairro Moema, na zona sul de São Paulo. O petista chegou à zona eleitoral pouco antes das 10h, acompanhado pela esposa, Ana Estela Haddad, e cercado por jornalistas. Haddad levou cerca de um minuto para concluir a votação na urna eletrônica. Ao sair da cabine de votação, cumprimentou os mesários da seção eleitoral e, abraçado em Ana Estela, fez um "V" de vitória para cinegrafistas e fotógrafos. (Fonte: G1)

    Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

10:54

Jair Bolsonaro vota em escola da Vila Militar, no Rio de Janeiro

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, votou na manhã deste domingo (7) na Escola Municipal Rosa da Fonseca, dentro da Vila Militar, em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. Candidato do PSL chegou à zona eleitoral às 8h55, acompanhado do filho, que disputa uma vaga ao Senado. Bolsonaro cumprimentou mesários, tirou fotos e depois falou com a imprensa. (Fonte: G1)

    Imagem: Reprodução/Globo

10:50

Geraldo vota em São Paulo

O candidato à Presidência, Geraldo Alckmin, vota no Colégio Santo Américo, no Morumbi, em São Paulo.

    Imagem: Reprodução/Twitter G1

10:40

Wellington Dias vota e fala sobre o transcorrer da campanha

O candidato à reeleição, Wellington Dias (PT), votou na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol. Além dos candidatos da base governista, estava acompanhado de sua filha Iasmin Dias. Em entrevista, o candidato disse que o momento mais emocionante da campanha foi receber o carinho das pessoas durante carreatas e caminhadas.


10:25

Lourdes Melo faz protesto silencioso em votação

Candidata do PCO ao governo do Piauí, Lourdes Melo fez protesto silencioso durante sua votação neste domingo. Acompanhada de outros candidatos da sigla, ela portava cartazes com a frase "eleição sem Lula é fraude". A candidata vota na Unidade Escolar Sigefredo Pachêco, bairro Bela Vista.


10:19

Candidato do PSC deposita voto

Mesmo tendo prioridade, Valter Alencar, do PSC, enfrentou fila e também já depositou seu voto na urna eletrônica. Ele esteve acompanhado da família.


10:16

Candidato do PSL deposita voto

O candidato Fábio Sérvio acaba de depositar seu voto na urna.

Antes de deixar o local de votação, posou com eleitores.


10:11

Dias vota ao lado da chapa governista

O candidato à reeleição, Wellington Dias (PT), votou há pouco na Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, no bairro Morada do Sol. Chegou acompanhado dos candidatos Ciro Nogueira e Marcelo Castro, e também de sua candidata a vice-governadora Regina Sousa.


10:07

Fábio Sérvio chega ao local de votação

Do PSL, candidato Fábio Sérvio também chega para a votação, na zona Leste de Teresina.


09:54

Valter Alencar vota no Centro

O candidato Valter Alencar chegou há pouco na Biblioteca Pública Cromwell Carvalho, no centro de Teresina, para votar.


09:38

Luciano chega para votar

O candidato do PSDB ao governo do Piauí, Luciano Nunes, acaba de chegar ao seu local de votação. Este domingo é, inclusive, aniversário do candidato.


09:35

Dr. Pessoa diz que sua foto não apareceu na urna

Tumulto na seção de votação de Dr. Pessoa. O candidato diz que vai acionar a Justiça pois, segundo ele, na hora de votar, nem sua foto e nem a do candidato Frank Aguiar apareceram na urna. 

"Como é que eu voto em mim e não sai na fotografia? Eu vou querer a justiça aqui para saber. Sei que tem a coisa errada, eu digitei certo e não saiu", denuncia.


09:28

Urna apresenta problema e é substituída

O 180graus registrou o momento em que fiscais da Justiça Eleitoral realizaram a substituição da urna da seção 194, da 98ª Zona Eleitoral, na Unidade Escolar Maria de Lourdes Rebelo. O problema foi registrado logo depois que os primeiros eleitores votaram. 


09:24

Sueli deposita voto na urna

A candidata Sueli Rodrigues, do PSOL, acaba de depositar seu voto na urna.


09:17

Progressistas e o segundo turno

Apostando em segundo turno na disputa presidencial, o senador Ciro Nogueira, que é presidente nacional do Progressistas, afirmou que o partido irá se reunir na próxima semana para chegar a uma definição.

As últimas pesquisas divulgadas apontam a possibilidade de um confronto direto entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) em caso de segundo turno. 

Sem querer antecipar, disse que não tem bola de cristal para que possa se pronunciar agora, e que esta não é uma decisão a ser tomada sozinho. "Vamos aguardar", diz. 


09:12

Flávio Nogueira chega para votar

O 180graus registrou a chegada do candidato Flávio Nogueira, do PDT, em seu local de votação na zona Leste de Teresina. Da eleição, espera o reconhecimento de "um trabalho bem feito" na campanha.


09:09

Dr. Pessoa vota no Lourival Parente

O candidato Dr. Pessoa, do Solidariedade, chegou acompanhado de Frank Aguiar para votar na Unidade Escolar Professor Antilhon Ribeiro Soares, bairro Lourival Parente.


09:00

Sueli Rodrigues chega para votar

A candidata a governadora Sueli Rodrigues chegou à pouco em sua seção eleitoral para votar neste domingo.


08:56

Candidatos aguardam Sueli Rodrigues

Os candidatos a senador Fausto Ripardo (PCB) e Jesus Rodrigues (PSOL) chegaram à Unidade Escolar Professora Anna Bernardes, no Planalto Ininga, e aguardam a chegada de Sueli Rodrigues, que disputa o governo do Piauí pelo PSOL.


08:54

Movimentação em Campo Largo

Registro da movimentação em frente à Unidade Escolar São José em Campo Largo do Piauí, onde funcionam às seções 67, 61, 34, 26, e 25.

Muitos eleitores estão aproveitando o horário da manhã para votarem.


08:49

Candidato do PROS vota na zona Leste

O Major Diego Melo, do PROS, chegou acompanhado da filha para votar neste domingo no prédio do INSS, na Avenida João XXIII. 

Em rápida entrevista, agradeceu a oportunidade de rodar o Piauí e fomentar "uma mudança de verdade". Destas eleições, espera que o cidadão através do voto possam afastar do poder "pessoas que erraram e se corromperam", e fez ainda um convite para que o eleitor compareça às urnas.

"Não votar é um ato de covardia com o seu país".


08:36

Tropas federais em Campo Largo

Registro do correspondente do 180graus em Campo Largo do Piauí, Elton Lima, mostra a movimentação de homens das Forças Federais presentes no município, para garantir a tranquilidade do pleito.


08:34

Prefeito elogia desempenho de Luciano

Em entrevista em seu local de votação, Firmino aproveitou para comentar sobre o desempenho de Luciano Nunes, candidato do PSDB ao governo do Piauí. 

"Teve coragem e determinação para se apresentar ao povo do Piauí. Cumpriu sua missão como candidato e esperamos que ele possa ter o reconhecimento da população", disse o prefeito. 


08:30

Mais santinhos

Derrame de santinhos também foi flagrado na Unidade Escolar Professora Anna Bernardes, no Planalto Ininga.


08:18

Prefeito vota na zona Leste

O professor Washington Bonfim, ex-secretário da PMT e o candidato a deputado estadual, Júlio Arcoverde também acompanham o prefeito Firmino em seu local de votação.


08:10

Firmino vota acompanhado de Ciro

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) chegou há pouco em seu local de votação, acompanhado do senador Ciro Nogueira, candidato do Progressistas à reeleição.


08:05

Inicia a votação

Começa a votação em todo país. Para este domingo, 147.302.357 estão aptos para irem às urnas.


08:00

Fila em Campo Maior

No Colégio Milton Soldani, em Campo Maior, muitos eleitores também já aguardam pelo início da votação.


07:52

Derrame de santinhos

Mesmo considerada propaganda irregular, a prática de derrame de santinhos durante a madrugada ainda persiste nestas eleições.

A reportagem do 180 flagrou no Centro de Ciências da Educação da UFPI santinhos dos candidatos João Mádison (MDB), Menandro Pedro (SD), Lucy Soares (PP) e até do presidenciável Ciro Gomes.


07:40

Eleitores fazem fila

Na Universidade Federal do Piauí, no Centro de Ciências da Educação, os eleitores já fazem fila aguardando pelo início da votação. Um dos que vota no local é o prefeito de Teresina, Firmino Filho.


07:36

Locais de votação abrem às 8h

Daqui a pouco, às 8h, os locais de votação estarão abertos no Piauí para o início das eleições 2018. Os piauienses irão votar para presidente, governador, dois senadores, além de deputado federal e estadual. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 2.370.894 estão aptos para votar neste domingo, quase a totalidade através da biometria.


06/10/2018


22:02

Presidente do TSE faz pronunciamento

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, fez pronunciamento no rádio e na televisão em cadeia nacional sobre a votação em primeiro turno amanhã (7) das eleições 2018. Ela destacou a importância do pleito, ressaltou a necessidade de participação das pessoas, enalteceu o princípio da tolerância e reafirmou a segurança das urnas eletrônicas. (Fonte: Agência Brasil)


19:54

Carreata pró-Bolsonaro em Teresina

Vídeo compartilhado nas redes sociais mostra carreata de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro ao passar pela avenida Barão Castelo Branco, próximo ao viaduto da Higino Cunha.


18:49

Candidatos da chapa governista percorrem a zona Sudeste

Acompanhado de Marcelo Castro e Ciro Nogueira, Wellington escolheu encerrar sua campanha pela zona Sudeste, também com carreata. O governador, que disputa a reeleição, também esteve acompanhado de candidatos a deputado da coligação "A Vitória com a Força do Povo".


18:43

Zona Leste recebe carreata de Luciano

Luciano Nunes (PSDB) também encerra neste início de noite sua campanha pela capital. Esteve acompanhado do candidato ao Senado Wilson Martins e do prefeito de Teresina, Firmino Filho. O grupo percorre bairros da zona Leste.


18:39

Elmano encerra campanha pela zona Sul

Nas redes sociais, o candidato Elmano Férrer postou registros da concentração de sua última carreata nesta campanha, na Avenida Maranhão. No vídeo compartilhado, o candidato aparece comendo pipoca. "Foi uma campanha bonita. Uma campanha pra cima. Com a participação de muitos voluntários. Não tivemos como ir até todos os municípios, mas fomos às cidades-polo e subpolos, que representam 70% do eleitorado. A decisão caberá aos piauienses", avalia o candidato.

Valter Alencar fez caminhada no Centro

O candidato do PSC ao governo também encerrou a campanha em Teresina. Fez caminhada pelo centro da capital e conversou com eleitores. "Foram batalhas diárias em busca da mudança, de um Piauí melhor. A nossa campanha, fez a coligação com o povo, não aquela coligação repetida no Estado do Piauí que é um partido se unindo com o outro para se montar um grupo e ganhar a eleição a qualquer custo. Eu acredito que o Piauí tem jeito sim", avalia Valter sobre a campanha. 


18:08

Votação paralela e auditoria

Ocorreu hoje a audiência pública para o sorteio das urnas eletrônicas que servirão de amostragem na auditoria por meio de votação paralela. No link abaixo tem mais detalhes.


18:04

Fora do Brasil, votação já começou

Já começou a votação. Isso mesmo! Às 16h deste sábado (06) os brasileiros que moram na Nova Zelândia começaram a depositar seus votos na urna. Às 19h inicia a votação na Austrália, e depois Japão e Coreia do Sul. Quem está morando fora do país vota apenas para presidente. Clique para ler mais.


16:57

Cinco pessoas foram presas até agora por crimes relacionados às eleições

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, vinculado ao Ministério da Segurança Pública, informou que até as 13h deste sábado (06), cinco pessoas foram presas em todo país por crimes relacionados às eleições.

Duas das prisões ocorreram em Joaquim Nabuco (PE), uma em Salvador (BA), uma em Santo Antonio do Leverger (MT) e também em Teresina (PI), quando na noite de ontem um homem foi pego transportando R$ 100 mil em um táxi a caminho de Piripiri.


16:53

Mais de 500 mil vão votar no exterior

Para as eleições deste domingo (7), estão inscritos 500.727 eleitores em 125 países para votar em mais de 171 cidades e em 33 localidades em que o Brasil não tem representações diplomáticas, informa o Tribunal Superior Eleitoral. (Fonte: Agência Brasil)


14:18

Lei Seca começa a vigorar já neste sábado em alguns municípios

A Lei Seca começará a vigorar a partir das 20h deste sábado (06) nos municípios de Valença, Lagoa do Sítio e Novo Oriente, conforme determinação imposta por portaria assinada pelo juiz Juscelino Norberto da Silva, da 18º Zona Eleitoral do Piauí.

A medida é uma forma de garantir a tranquilidade do pleito, ao evitar o uso imoderado de bebidas alcoólicas por algumas pessoas venham a comprometer o andamento das eleições.

Pela portaria, fica proibida a venda e fornecimento de bebidas em áreas rurais, bares, boates, hotéis, clubes, restaurantes, salões de festas ou qualquer outro estabelecimento similar. Em caso de descumprimento, o infrator pode ser preso em flagrante.


13:49

Dr. Pessoa, candidato a governador pelo Solidariedade, diz que está confiante de que haverá segundo turno no Piauí.

“Porque para mim a verdadeira pesquisa é o contato com as pessoas, nas ruas, no interior do Piauí, e elas demonstraram e seguem demonstrando que estão comigo”, disse o candidato através de sua assessoria.

Nestas últimas horas antes do início da votação, ele segue trabalhando para conquistar os indecisos. “Eu entendo a decepção do povo com os políticos que aí estão, que não fizeram nada, mas o meu conselho é que as pessoas apostem na mudança, não deixem de votar”.

A assessoria do candidato não confirmou agenda pública do candidato neste sábado (06). Ontem passou o dia febril, por conta de uma gripe forte.


13:43

Candidatos têm até 22h para fazer carreatas

A propaganda eleitoral por meio da distribuição de material gráfico, promoção de caminhadas, carreatas, passeatas ou carros de som divulgando jingles e mensagens deve ser encerrada até as 22h deste sábado (06), véspera do dia da votação.

No mesmo horário encerra o prazo para propaganda por meio de alto falantes e amplificadores.


12:32

Robert Rios anuncia apoio a Bolsonaro

Considerando o retorno do Partido dos Trabalhadores ao governo como uma “ameaça”, o candidato ao Senado pelo DEM, Robert Rios, decidiu declarar apoio a Jair Bolsonaro (PSL) na corrida presidencial.

“Para não ter segundo turno para presidente”, justifica Robert sobre a tomada de decisão.


12:27

Luciano Nunes também fez passeata no centro de Teresina neste sábado. Passou por ruas do Mercado Velho e posou com apoiadores na rua climatizada.


11:57

Rede de internet do TRE será desligada para evitar ataques cibernéticos

O TRE-PI informou que para evitar ataques cibernéticos, a rede de internet da sede do tribunal será desligada a partir das 18 horas deste sábado (06/10) até a segunda-feira (08), quando encerra a apuração dos votos. A medida segue recomendação do Tribunal Superior Eleitoral.


11:19

Coligação governista faz caminhada no Centro

Wellington Dias percorreu o centro de Teresina acompanhado dos demais candidatos de sua coligação, o senador Ciro Nogueira, que concorre à reeleição, o deputado Marcelo Castro e a senadora Regina Sousa, que disputa a vice-governadoria.


11:14

PLS fará ato de apoio a Bolsonaro na Ponte Estaiada

O diretório do PSL no Piauí fará ato na Ponte Estaiada, em Teresina, no final da tarde de hoje em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro. A concentração inicia às 17h, com a presença do candidato a governador Fábio Sérvio.

Foto: Arquivo Pessoal


10:59

Lourdes Melo terá jantar com candidatos do PCO

A candidata a governadora Lourdes Melo (PCO) terá neste sábado jantar com os candidatos do PCO no Espaço Cultural Pão e Poesia, no bairro Marquês. Ela fará ainda ato na rodoviária de Teresina.


10:44

TSE divulga vídeo explicando o que configura 'boca de urna'



10:28

Elmano vai percorrer todas as zonas da capital em carreata

Candidato do Podemos, Elmano Férrer também programou carreata para este sábado, véspera de eleição. A agenda divulgada informa que a coligação de Férrer vai percorrer bairros em todas as zonas da capital Teresina. 

Não foi informado o local da concentração.


10:21

Tucano Luciano encerra campanha pela Zona Leste

Luciano Nunes, candidato do PSDB ao governo do Piauí, também vai encerrar sua campanha com carreata na capital. Será a partir de 17h, com concentração no Vale do Gavião, zona Leste de Teresina.

No dia de hoje ele também fez caminhada no centro da capital.


10:19

Governador fará carreata na zona Sudeste

Wellington Dias (PT) vai encerrar a sua campanha à reeleição na capital, com carreata percorrendo bairros da zona Sudeste de Teresina. A concentração será às 16h30, na Avenida Joaquim Nelson.


09:45

Confira os números da pesquisa Ibope para o Senado

Na estimulada, os números ficaram assim:

Ciro Nogueira (PP) - 42%
Wilson Martins (PSB) - 34%
Marcelo Castro (MDB) - 26%
Frank Aguiar (PRB) - 17%
Robert Rios (DEM) - 17%
Dr Marcos (PTC) - 5%
Elizeu Aguiar (PSL) - 2%
Antônio José Lira (PSL) -  2%
Paulo Henrique (REDE) - 2%
Jesus Rodrigues (PSOL) - 2%
Flávia Barbosa (PRP) - 2%
Joaquim Saraiva (DC) - 1%
Quem Quem (AVANTE) - 1%
Genival Oliveira (PSC) - 1%
Gervásio Santos (PSTU) - 1%
Professor Fausto Ripardo (PCB) - 1%
Lafayette Andrade (DC) - 1%
Albetiza (PCO) - 0%
Branco/Nulo - Vaga 1 - 8%
Branco/Nulo - Vaga 2 - 13%
Não sabe/Não respondeu - 22%

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número PI-00559/2018. Tem margem de erro de 3% e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas entre os dias 3 e 5 de outubro, ouvindo 812 eleitores.


08:50

Sai nova pesquisa Ibope para o Senado

TV Clube divulga novos números da pesquisa Ibope. O 180graus traz em instantes o resultado para o senado.

Abaixo, o link do resultado para governo do Piauí.


08:49

TRE/PI permite uso de camiseta alusiva a candidato no dia da votação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, na Sessão Plenária realizada nesta sexta-feira (05), decidiu, por unanimidade e de acordo com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Patrício Noé da Fonseca, que será permitido ao eleitor o uso de camiseta e outras vestimentas alusivas a candidato, partido, coligação etc no dia da eleição, desde que a manifestação seja individual, espontânea e silenciosa.


05/10/2018


23:50

PRF apreende R$ 100 mil e flagra 'dono' do dinheiro avisando candidato

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu no final da tarde desta sexta-feira (05/10), em Teresina, R$ 100 mil em espécie localizado dentro de um táxi, que seguia para a cidade de Piripiri.

A abordagem, informou a PRF, aconteceu por volta de 17h15 na BR-343, trecho do quilômetro 333.

Fotos: Divulgação/PRF

O veículo, um Fiat Siena, era conduzido por L. A. P., de 58 anos. Ele transportava E. H. M. L., que se identificou como dono do dinheiro, informando que seguia para a cidade de Piripiri.

"Questionado, o passageiro informou se tratar de transação comercial, porém sem conseguir comprovar o fato, gerando suspeição no momento em que o passageiro foi flagrado mantendo contato com um candidato, informando a sua localização e apreensão do dinheiro", diz a nota divulgada pela PRF.

Ocorrência foi encaminhada à superintendência da Polícia Federal na capital para a devida apuração criminal.



Comentários