Teens

Usou cerca de 80 fotos · 06/06/2021 - 13h54 | Última atualização em 06/06/2021 - 19h53

Designer processa Capcom por usar suas fotos em Resident Evil e Devil May Cry

Juracek entrou com uma ação na justiça dos EUA alegando que a desenvolvedora usou fotos de seu livro Surfaces


Compartilhar Tweet 1



Uma designer acusou a desenvolvedora de jogos Capcom de usar fotos com direitos autorais para construir ambientes e até mesmo o logo de Resident Evil 4. As informações são do Jovem Nerd.

A designer Judy A. Juracek entrou com uma ação na justiça dos EUA alegando que a desenvolvedora usou fotos de seu livro Surfaces, uma coletânea de 1.200 imagens de texturas fotografadas por ela e publicada em 1996.

De acordo com a artista, o livro foi feito para servir como referência visual para arquitetos, outros artistas e designers. Além da cópia impressa, o volume vinha com um CD-ROM com as imagens. Segundo Juracek, era necessário licenciar as imagens para uso comercial.

Segundo o Polygon, a designer identificou cerca de 80 imagens utilizadas de diferentes formas e as documentou em mais de 100 páginas. Entre os destaques, estão uma foto de vidro sendo estilhaçado, que, de acordo com ela, está presente no logo de RE4:

Boa parte das evidências recolhidas por Juracek foram divulgadas publicamente após o grande vazamento de dados da Capcom em novembro de 2020, que comprometeu arquivos dos jogos, além de informações pessoais de funcionários da empresa.

Analisando os arquivos, a designer também identificou que alguns nomes de arquivos coincidiam com nomes das fotos no CD-ROM de Surfaces.

Um representante da Capcom afirmou ao Polygon que “estão cientes da ação judicial” e que “não tinham mais comentários” sobre o assunto. O advogado da artista também não deu mais detalhes sobre o caso.

 

Comentários