Teens

O FIM É O COMEÇO ? · 28/06/2020 - 12h15

Dark: Veja o que acontece depois do fim da série mais bombada atualmente da Netflix?

Especulamos um pouco como ficará Winden, Jonas, Martha e outros pontos com o encerramento da série alemã de sucesso.


Compartilhar Tweet 1



Até que em fim! Acabou! (ou será que começou?). Com esta reflexão digna de algum episódio perdido de Dark, viemos falar a respeito do encerramento de sua tão esperada terceira temporada, que entrou na Netflix às quatro da manhã deste sábado (27/06), respeitando a mitologia do "fim do mundo" presente nos dois últimos arcos. Com informações do Adoro Cinema.

    Reprodução

Pensando nisso, e já tendo conferido todos os episódios com antecedência, resolvemos trazer um pouco de especulação para o arrebatador final de Dark. Se você já terminou a série, talvez tenha feito (depois de chorar um pouco) a si mesmo o seguinte questionamento: "Mas... e agora?!". Pois é, também não sabemos. E, por mais que esta seja a magia, não custa teorizar um pouco, não é? 

Algo me diz que não adiantará dizer que o trecho a seguir terá spoilers, mas... cuidado, spoilers.

 

COMO FICA WINDEN DEPOIS DO FIM?

    Reprodução

Bom, no final da série percebemos que Jonas e Martha concluem o inevitável: suas existências eram um erro na lógica do universo. Eles voltam no tempo para impedir que Tannhaus invente a máquina do tempo e, consequentemente, apagam as próprias realidades nas quais foram gerados, uma vez que Mikkel e Ulrich nunca nasceram na linha temporal "correta". 

Apenas ali, encarando seus verdadeiros destinos pela primeira vez, eles percebem que são sim um "par perfeito" e aceitam suas mortes de bom grado para que tudo volte ao normal. Logo, Winden continua sendo apenas uma pequena cidade, no meio do nada, mas sem nenhum grande acidente nuclear que tenha causado o apocalipse. 

Hannah e Woller (que estão prestes a ser pais), Katharina, Peter, Benni e Regina brindam ao final da série enquanto percebemos que eles foram os únicos que permaneceram ali, e desta vez todos parecem felizes. Pela primeira vez, mesmo com os sacrifícios, tudo parece no lugar. E Winden passa a continuar sendo apenas mais um lugar comum, sem grandes novidades, sem a bifurcação na caverna, sem resíduos nucleares guardados e sem segredos de Estado acobertados.

 

JONAS? MARTHA? ONDE?

    Reprodução

No entanto, ao passar da última cena, percebemos que Martha, de alguma maneira, tem um déjà vu que a fez se lembrar vagamente da existência de Jonas. Ela não consegue entender exatamente o que aquilo significa, mas algo dentro de si parece lhe provocar uma memória afetiva de coisas que teoricamente ela nem mesmo viveu. Pelo menos não naquele universo.

E assim, Dark encerra da melhor maneira possível: causando a dúvida sobre o quanto daquilo que poderia ter sido reside dentro de nós. Se pegamos o caminho da direita, teremos um sentimento dentro de nossos corações que nos evoque o que teria acontecido se fôssemos para a esquerda? Ao fim, não fica claro se Hannah chega a se lembrar de Jonas. Mas ela com certeza sente algo inexplicável. E é no inexplicável que reside o "pós-fim" de Dark.

 

O FIM É O COMEÇO

    Reprodução

Por mais que estejamos jogando no campo das especulações, eu me sentiria injusto caso batesse o martelo para dizer o que acontece com os personagens de Dark após o final da série. Martha está grávida e seu filho se chamará Jonas, mas provavelmente não será aquele mesmo Jonas que vimos — caso fosse isso que vocês quisessem saber —, apenas terá o seu mesmo nome. 

Sendo assim, Jonas nunca existiu. Mas ele sempre esteve lá. E é neste limiar entre o indecifrável e o sentimental que Dark constrói o seu fim, fazendo jus a todo o restante da série. Ele provavelmente continuará com Hannah, mesmo que nunca tenha de fato nascido. Mais ou menos como o best-seller escrito (mas não escrito) por Tannhaus.

Como disse o próprio Tannhaus, "o mundo é um oceano e nós sabemos apenas uma gota dele".


Comentários