Teens

Compositor e colaborador · 26/02/2020 - 13h07

Criador do Código Konami morre aos 61 anos

Kazuhisa Hashimoto trabalhou na Konami nas décadas de 1980 e 1990; o Konami Code surgiu na versão de Gradius para NES e se tornou um ícone da cultura


Compartilhar Tweet 1



Kazuhisa Hashimoto, o criador do Código Konami (ou Konami Code, em inglês), morreu. A informação foi passada por Yuji Takenouchi, compositor e colaborador da Konami. As informações são de IGNBrasil.

No Twitter, Takenouchi anunciou: "o programador Kazuhisa Hashimoto, criador do Konami Code, morreu ontem à noite (25); por favor, continue fazendo jogos no céu." Hashimoto tinha 61 anos.

Hashimoto trabalhou na Konami nas décadas de 1980 e 1990, ajudando a desenvolver jogos clássicos como Snatcher, Gradius, Life Force e ISS. No entanto, ele é mais conhecido por ter criado o Código Konami; uma combinação de botões usado para ativar macetes poderosos.

O lendário "cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A, Start" foi implementado primeiramente por Hashimoto na versão de Gradius para NES, que era muito difícil durante os testes.

O código daria aos jogadores uma série de aprimoramentos e foi adicionado posteriormente a dezenas de outros jogos -- provavelmente, o mais conhecido seja o uso em contra, em que dava 30 vidas aos gamers.

O Código Konami quebrou barreiras e pode ser encontrado fora dos games da Konami, graças ao status de ícone da cultura pop que alcançou. Fortnite, League of Legends e Rocket League, por exemplo, possuem o famoso Konami Code -- até a Netflix possui um menu secreto que pode ser acessado por um código quase idêntico. Até a Disney eternizou a referência no filme Detona Ralph (2012).


Comentários