Canuto está presente no filme -

Arte de HQ brasileira Contos dos Orixás aparece em cena de Space Jam: Um Novo Legado

A aguardada sequência de Space Jam chegou aos cinemas brasileiros nesta semana trazendo um pedacinho da nossa cultura pop. Em uma cena de Um Novo Legado, é possível ver um pôster de Contos dos Orixás, HQ do brasileiro Hugo Canuto. As informações são do Jovem Nerd.

A história é uma adaptação das lendas da cultura afro-brasileira com uma roupagem de quadrinhos de super-heróis. No filme, é possível ver um pôster de Xangô em uma arte inspirada no traço de Jack Kirby — clássico quadrinista conhecido por criar grandes personagens como Vingadores, Quarteto Fantástico e, é claro, o Thor. Confira abaixo:

Ao Nerdbunker, o autor Hugo Canuto revelou que tudo começou em 2019, quando os responsáveis por Space Jam: Um Novo Legado entraram em contato a respeito da arte:

“Há dois anos, pessoas da equipe do filme entraram em contato comigo, propondo colocar a arte como set piece e, desde então, mantive segredo até que lançassem o filme nos cinemas.”

O autor celebrou a inclusão da arte no filme por ter a ver com seu objetivo de celebrar a cultura brasileira com uma roupagem universal:

“Busco exaltar em meus trabalhos elementos da cultura, mitos e tradições do Brasil, porém através da linguagem global e popular das Histórias em Quadrinhos. Assim, tenho uma satisfação imensa em imaginar que milhões de espectadores verão no filme Space Jam uma arte criada por mim. Mas o importante é que nela também estão presentes elementos da vasta cultura afro-brasileira e seu legado. Desejo que sirva de inspiração e desperte interesse pelo tema.”

A arte, que agora está nos cinemas e streamings do mundo todo, foi o pontapé inicial do projeto que culminou em Contos dos Orixás. Hugo Canuto lembra que a ilustração The Mighty Xangô – The God of Thunder fez parte de uma série de desenhos anteriores ao quadrinho:

“A arte faz parte da série de quatro ilustrações criadas em 2016, que apresentam super-heróis inspirados na iconografia dos Orixás, referenciando capas memoráveis da Marvel, feitas pelo lendário artista Jack Kirby. Ao unir dois universos tão distintos, na época busquei homenagear a cultura da minha terra de origem, a Bahia e suas tradições, ao mesmo tempo em que propunha uma reflexão sobre a figura do herói em nossa sociedade, representatividade na cultura pop e, o mais importante, criar um contraponto ao discurso crescente da intolerância em relação às manifestações culturais de matrizes africanas.”

A HQ de Contos dos Orixás foi lançada em 2017 através de financiamento coletivo e ganhou uma nova edição em 2019. A versão mais recente se destacou entre premiações, levando Troféu Abébé de Prata 2019, Troféu Ângelo Agostini 2020 e chegar à final do Prêmio Jabuti 2020 na categoria de quadrinhos. Toda essa repercussão deixa Canuto repleto de orgulho por ter cumprido seu objetivo inicial:

“Sinto que o propósito ao qual me dispus quando comecei o trabalho de algum modo se cumpriu, ao ver que hoje, passado algum tempo da publicação da HQ, ela segue presente nas escolas, bibliotecas comunitárias, terreiros e museus, como o Smithsonian National Museum of African Arts, formando novos leitores e servindo de instrumento para a educação, reflexão e transformação de percepções sobre o grande legado das Civilizações Africanas e sua descendência na formação do Brasil.”

E para os fãs do quadrinho, uma boa notícia: Hugo Canuto revelou ao Nerdbunker que uma nova história está a caminho:

“Há dois anos, desde o lançamento da primeira HQ, venho trabalhando nos próximos volumes da série, em um processo de adaptação e pesquisa que demanda certo cuidado, tempo e dedicação. Assim, lançaremos no final de 2021 uma nova história, expandindo o universo dos Contos dos Orixás.”

Você pode comprar a HQ Contos dos Orixás tanto na loja oficial de Hugo Canuto, quanto na Amazon através deste link, que rende uma comissão ao Nerdbunker.

Space Jam: Um Novo Legado já está disponível nos cinemas do Brasil.

Comentários

Trabalhe Conosco