Teens

Jornada de superação · 20/10/2020 - 11h33

A história real por trás de O Que Te Faz Mais Forte, com Jake Gyllenhaal

O filme retrata a vida de um sobrevivente do atentado à maratona de Boston


Compartilhar Tweet 1



O Que Te Faz Mais Forte, filme de 2017 com Jake Gyllenhaal (Homem-Aranha: Longe De Casa), é inspirado na incrível história real de Jeff Bauman. Ele foi atingido pelas bombas no atentado à maratona de Boston em 2013. Após perder as duas pernas, Jeff passou por uma grande jornada de superação. As informações são do Cine Click.

Antes de rever o longa de David Gordon Green (Halloween) na Tela Quente desta segunda-feira (19), conheça mais da história que inspirou a produção:

Atentado à maratona de Boston

A maratona de Boston é a maior e mais tradicional corrida de longa distância dos Estados Unidos. O evento foi criado em 1897 e já soma 124 anos de história; de acordo com o New York Times, nenhuma edição havia sido cancelada até 2020, que não vai ocorrer por conta da pandemia de coronavírus. 

Em abril de 2013, o evento sofreu um terrível atentado: duas bombas caseiras explodiram no local. Três pessoas morreram e mais de 260 ficaram feridas. 

Os responsáveis pelo ataque foram os irmãos de origem chechena Tamerlan Tsarnaev e Dzhokhar Tsarnaev. Eles chegaram a ficar foragidos por alguns dias; um pouco antes de serem presos, eles trocaram tiros com a polícia, que resultou na morte do oficial Sean Collier. Tamerlan também morreu por conta desse tiroteio.

Apesar de ter ocorrido em 2013, o caso repercute até hoje. De acordo com a CNN, em julho desse ano a Justiça revogou a pena de morte para Tsarnaev. Porém, em outubro, o governo fez uma nova petição pedindo para o tribunal rever essa decisão e a senteça do criminoso. 

Tsarnaev está em cárcere em uma prisão federal na cidade de Florence, no Colorado.

Jeff Bauman

O Que Te Faz Mais Forte não é focado no ataque à maratona em si. O filme é centrado na vida de Jeff Bauman depois do atentado, que mudou para sempre. 

Ele trabalhava em um supermercado e não participou da corrida. Quem estava na competição era Erin, a namorada do rapaz que ele foi prestigiar no evento. Ela foi interpretada por Tatiana Maslany (Orphan Black) no longa. 

As consequências do atentado causaram as amputações das duas pernas de Bauman. Depois disso, ele precisou se readaptar ao seu novo dia a dia, com próteses e fisioterapia. Isso o fez se tornar uma figura pública, marcada, inclusive, pela aparição em atrações esportivas. 

Outro fato pelo qual Jeff ficou conhecido foi ter avistado Tamerlan Tsarnaev e Dzhokhar Tsarnaev no momento do ataque. Com isso, ele se tornou uma das testemunhas na investigação do crime. 

Jeff retratou a sua trajetória em um livro, o qual serviu de inspiração para o filme. O longa realçou ainda mais a história dele, porém, Bauman fez questão de elogiar as pessoas que cuidaram dele (via Hollywood Reporter):

"Eu não gosto de ser chamado de herói. Ao meu ver, há heróis que eu admiro. As pessoas que me salvaram - meus cuidadores, as pessoas do centro médico de Boston. Meu cirurgião. As pessoas que me tiraram do chão, que me puxaram do local. Esses são meus heróis. A polícia, os paramédicos. Esses são os verdadeiros heróis."


Comentários