Nono dígito em São Paulo · 23/07/2012 - 10h00

Telefones têm novo dígito para o estado de São Paulo

Telefones têm novo dígito para o estado de São Paulo


Compartilhar Tweet 1



A expansão do mercado de telefonia móvel foi tão expressiva em São Paulo que a configuração de oito dígitos para o número do celular está perto da saturação de 44 milhões de combinações exclusivas possíveis. A região atendida pelo código de DDD 11 já chega a 34 milhões de linhas.
A partir do dia 29, com o objetivo de ampliar a possibilidade de combinações, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) implantará o nono dígito em todas as linhas de telefone celular.
A medida afeta a todos os usuários de telefone celular com código 011 (são 64 cidades no estado).
Com a mudança, as ligações para os celulares terão de ser feitas com a inclusão de um número nove à esquerda dos oito dígitos originais do telefone.
As linhas novas, vendidas depois de sábado, terão nove dígitos. O custo da inclusão de mais um dígito no número do celular chega a R$ 300 milhões, mas não haverá aumento de custo para os clientes. A partir de 2013, outras cidades poderão adotar o nono dígito.
As operadoras e a Anatel esperam que a transição entre os números de oito dígitos para os de nove dígitos aconteça de forma tranquila para os usuários. Segundo as empresas, não será necessário mudar a configuração do aparelho ou da linha para o novo número. Todo processo de alteração será feito automaticamente pela Anatel e pelas empresas. O custo das ligações e o envio das contas não sofrerão alterações devido à mudança de oito para nove dígitos. As operadoras vão tirar dúvidas dos clientes.


Fonte: Rede Bom Dia