
Jogos de Esports mais assistidos de 2023
O ano de 2023 viu uma explosão de espectadores nos principais jogos de esports, com modalidades como League of Legends (LoL), Mobile Legends: Bang Bang (MLBB), Counter-Strike, VALORANT e Dota 2 atingindo números impressionantes em termos de audiência. Os dados, fornecidos pelo Esports Charts e excluindo informações de plataformas chinesas, mostram a magnitude de cada uma dessas categorias.
O LoL liderou o ranking, com o pico de audiência atingido durante a final do Worlds 2023, o campeonato mundial da modalidade. A emocionante disputa entre a coreana T1 e a chinesa Weibo Gaming registrou um pico de 6.402.760 espectadores simultâneos, solidificando-se como o confronto mais assistido na história dos esports.
No cenário do VALORANT, a final do VCT//LOCK IN, realizada no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, entre a brasileira LOUD e a europeia Fnatic, surpreendeu ao alcançar o maior pico de audiência do jogo, com 1.444.670 espectadores simultâneos nas transmissões online. Esse número superou o do VALORANT Champions 2023, o mundial da modalidade.

O Counter-Strike, na versão Global Offensive (CS:GO), teve um pico de 1.528.724 espectadores simultâneos na decisão do BLAST Paris Major 2023, o mundial do jogo, disputado entre as europeias Team Vitality e GamerLegion, ultrapassando seu "rival" VALORANT por uma pequena margem.
Além desses, o Mobile Legends: Bang Bang e o Dota 2 também marcaram presença no ranking do Esports Charts. O MLBB alcançou um pico de 5.067.107 espectadores simultâneos na grande final do M5 World Championship, entre as asiáticas ONIC e AP.Bren. Enquanto isso, o Dota 2 registrou 1.442.274 espectadores simultâneos na decisão do The International 2023, o mundial do jogo, travada entre Team Spirit e Gaimin Gladiators.
Destaca-se que entre os dez jogos mais assistidos de 2023, três foram do LoL durante o Worlds 2023, dois dos quais estão no top 3, enquanto os outros sete foram do Mobile Legends: Bang Bang, incluindo o M5 World Championship e a MLBB Southeast Asia Cup 2023.
Fonte: Esports/The Enemy