Causados por Sonolência -

Estudantes de Teresina criam tecnologia de baixo custo para prevenir acidentes de trânsito

Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Moaci Madeira Campos, em Teresina, desenvolveram uma tecnologia inovadora para aumentar a segurança no trânsito e reduzir acidentes provocados pela sonolência ao volante, uma das principais causas de colisões nas rodovias brasileiras. Utilizando Inteligência Artificial (IA) e visão computacional, o sistema criado por quatro alunos do Ensino Médio Técnico identifica sinais de cansaço nos motoristas, como alterações nos movimentos faciais, e emite alertas para evitar acidentes.

O projeto, orientado pelo Professor Dougllas Oliveira, foi desenvolvido em Python e oferece uma solução acessível e de baixo custo, com o objetivo de ser utilizado em uma grande escala por motoristas e empresas de transporte. Os estudantes planejam expandir a tecnologia para detectar também motoristas sob efeito de álcool, tornando-a ainda mais eficaz na promoção de um trânsito mais seguro.

Com a proposta de democratizar a inovação, o projeto visa beneficiar não apenas motoristas de veículos de luxo, mas todos aqueles que enfrentam o risco da sonolência nas estradas, especialmente durante as madrugadas e manhãs. O impacto potencial da invenção foi destacado pelos próprios estudantes, como Marcos Portela e Maria Vitória Medeiros, que reforçaram o compromisso de salvar vidas e levar mais segurança para as vias brasileiras.

Fonte: Reprodução/ Governo do Estado do Piauí - Notícias

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco