
Disney e Universal processam empresa de IA por violação de direitos autorais
A Disney e a Universal entraram com uma ação judicial contra a startup de inteligência artificial (IA) Midjourney, acusando-a de violar direitos autorais. O processo foi protocolado nesta quarta-feira (11/06) no Tribunal Distrital dos Estados Unidos, em Los Angeles, e as produtoras de filmes alegam que a Midjourney gerou imagens utilizando IA sem compensar os criadores originais.

As empresas afirmam que a Midjourney "se aproveitou de inúmeras" obras protegidas por direitos autorais para treinar seu software, que cria imagens (e em breve vídeos) que "incorporam e copiam descaradamente personagens famosos" da Disney e da Universal, como Darth Vader, Shrek, Homer Simpson, os Minions e as princesas de Frozen.
Horacio Gutierrez, conselheiro geral da Disney, comentou: “Estamos otimistas com a promessa da tecnologia de IA e com o seu uso responsável como ferramenta para promover a criatividade humana, mas pirataria é pirataria, e o fato de ser praticada por uma empresa de IA não a torna menos infratora”.
Essa ação judicial é significativa, pois a Disney e a Universal são os primeiros grandes estúdios de Hollywood a processar uma empresa de IA por violação de direitos autorais, em um momento em que a discussão sobre o uso ético da inteligência artificial na criação de conteúdo está em alta.
Fonte: Metrópoles