Descoberto pelo Observatório Chinês -

'Cometa do Século' será visível a partir de 22 de setembro, preveem astrônomos

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), previsto para ser um dos eventos astronômicos mais marcantes de 2024, começará a ser visível a partir do dia (22/09), segundo o Observatório Nacional. Classificado como o "cometa do século", ele será visível a olho nu e poderá ser observado ao amanhecer e ao poente.

Foto: Reprodução/ José J. Chambó/cometografia.es.

De acordo com o astrônomo Dr. Filipe Monteiro, o cometa fará sua maior aproximação do Sol em (27/09), e a máxima aproximação com a Terra ocorrerá em (13/10), a cerca de 70 milhões de quilômetros de distância. Durante a última semana de setembro, o cometa poderá ser visto ao amanhecer, mas ficará novamente ofuscado pelo brilho do Sol entre (07/10 e 11/10), antes de reaparecer logo após o pôr do sol.

O cometa foi descoberto pelo Observatório Chinês de Tsuchinshan e confirmado pelo sistema ATLAS em 2023. A sua órbita parabólica retrógrada, movendo-se na direção oposta à maioria dos corpos celestes, promete um espetáculo astronômico impressionante, embora sua visibilidade exata possa variar e o uso de binóculos ou telescópios possa ser necessário para uma observação mais clara.

Fonte: Reprodução/ Agência Gov

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco