Votação · 17/10/2018 - 14h36 | Última atualização em 17/10/2018 - 14h37

Confira os candidatos mais votados nas Eleições 2018 em Tanque do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado em Tanque do Piauí com 1.194 votos e 71,67% dos votos válidos.


Para o Senado, Ciro Nogueira teve 1.116 votos e 37,36% dos votos válidos. E Marcelo Castro teve 1.029 votos e 34,45% dos votos válidos.


Para deputado federal, Assis Carvalho teve 700 votos e 39,06% dos votos válidos.


E para deputado estadual, Fábio Xavier teve 608 votos e 33,41% dos votos válidos.


 

Comentar

Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

 

Comentar
Resgate histórico e religioso · 27/09/2018 - 15h52

Tanque do Piauí | Jesuítas consagraram estadia e fizeram morada em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Veja a matéria completa 

 

Comentar
Cavalgada da Missão · 26/09/2018 - 05h07 | Última atualização em 26/09/2018 - 18h11

Tanque do Piauí | Cavalgada da Missão mostra história da chegada dos Jesuítas em Aroazes


Compartilhar Tweet 1



Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Tanque do Piauí e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação de diversas propriedades nas margens das PI-236 e 224, em Tanque do Piauí, nessa quarta-feira (19/09). Segundo o agricultor Vitalino, o incêndio teve início por volta das 11h.

No fim da tarde o incêndio chegou a atingir arias urbanas da acidade ao longo da Avenida Né Felismina, segundo informações de populares que residem na área atingida, ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com os mesmos, o incêndio atingiu inicialmente uma propriedade nas proximidades da pista de pouso de aeronaves, que fica próximo ao Assentamento Tanque.

Muitos agricultores passaram a tarde tentando conter as chamas fazendo aceiros e com o uso de bombas e baldes de água, chegaram a trabalharam por cerca de  9h na tentativa. As chamas tingiram cerca de 2 mil hectares de terras, deixando toda a cidade coberta por uma nuvem de fumaça, além de causar muitos prejuízos arrepiáveis ao povo e ao meio ambiente.

 


Fonte: Portal Chapada Grande
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Tanque do Piauí entrou na lista de municípios que irão receber auxílio de Forças Federais durante as eleições. O reforço na segurança foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, serão 114 cidades a receber topas que ajudarão a garantir a segurança na votação e apuração do resultado nas urnas.

Além das cidades no Piauí, serão contemplados 11 municípios do Acre, 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão.

De acordo com o artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), uma vez constatada a anormalidade da situação, é competência do TSE requisitar Força Federal com o objetivo de garantir a normalidade da votação e da apuração dos resultados.

Confira a lista completa aqui

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No município de Tanque do Piauí um homem foi preso, nessa terça-feira (19/06), sob suspeita de ter cometido crime de estupro de vulnerável praticado contra uma menina de 4 anos de idade. O suspeito foi identificado como Josaias da Silva Araújo.

Após denuncia a Polícia Civil iniciou as investigações que levou a decretação de mandado de prisão preventiva expedida pelo juiz da comarca de Elesbão Veloso.

 


Fonte: Com informações da Assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O coordenador da juventude do Estado do Piauí, Vicente Gomes e equipe sofreram um acidente na manhã da última quinta-feira (22/06), na PI 236, que liga os municípios de Oeiras a Regeneração.

O sinistro aconteceu no povoado Malhada, zona Rural de Tanque do Piauí, quando a equipe se deslocava até a cidade de Santa Rosa do Piauí.

De acordo com motorista, Ricelli Rodrigues, um dos pneus do carro estourou, fazendo com que ele perdesse o controle do veículo que capotou três vezes, saindo da estrada, chegando a pegar fogo.

No Facebook, Vicente tranquilizou a todos. "Oi pessoal, infelizmente sofremos um acidente. Graças a Deus estamos todos bem com as devidas atenções na UPA na cidade de Oeiras. Estavam comigo Ricelli, Venicio e Simone. Agradeço a todos", comentou.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Mural da Vila
Recadastramento do título · 11/04/2017 - 17h21 | Última atualização em 11/04/2017 - 17h22

Município de Tanque do Piauí inicia revisão eleitoral obrigatória


Compartilhar Tweet 1



Os eleitores de Barra D'Alcântara, Tanque do Piauí e Várzea Grande, que integram a 82ª Zona Eleitoral do Estado do Piauí, estão sendo convocados para realizarem a revisão de suas inscrições eleitorais, com coleta de dados biométricos, no período de 03/04 a 03/07/2017.

O recadastramento biométrico é obrigatório nos três municípios, sob pena de cancelamento da inscrição dos eleitores que não atenderem à convocação dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Caso deixe de comparecer, o eleitor terá o seu título cancelado pela Justiça Eleitoral e não poderá: votar, ser nomeado e tomar posse em concurso público, obter passaporte e CPF, obter empréstimos em instiuições bancárias, renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, dentre outros impedimentos.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Portal Chapada Grande

Compartilhar Tweet 1



Com objetivo de orientar sobre a correta aplicação dos recursos públicos federais, o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União realizará no Piauí, no dia 6 de fevereiro, o Encontro Município Transparente. Eventos regionalizados, nos 26 Estados do país, vão reunir prefeitos e prefeitas para esclarecer iniciativas de melhoria da gestão, combate à corrupção e incentivo à transparência.

O encontro acontece na APPM, que já tem um trabalho de destaque na área, e deve reunir prefeitos e técnicos. A programação inclui temas como: fiscalização nos municípios, orçamento, licitações e contratos, prestação de contas, ouvidoria, transparência pública, Lei Anticorrupção e atuação do controle interno na Adm Pública.
(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da APPM
Beneficiará várias regioes · 13/01/2017 - 18h59

Tanque do Piauí terá renovação na frota de ambulâncias


Compartilhar Tweet 1



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Piauí (SAMU-PI) receberá do Ministério da Saúde seis novas ambulâncias para renovação da frota de vários municípios, um deles é Tanque do Piauí.

Atualmente, o SAMU estadual atende 60% da população e está presente em 70 municípios, contando com 120 ambulâncias, sendo 105 Unidades de Suporte Básico e 15 Unidades de Suporte Avançado.

As unidades móveis irão beneficiar, além desses municípios-base, cidades dos territórios de desenvolvimento do Vale do Rio Guaribas, Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Tabuleiros do Alto Litorâneo e Vale do rio Canindé, onde estão localizados.

(Redação Teresina)

Seminário de gestores no PI · 13/12/2016 - 14h35

Filho Tiú esteve presente em seminário para novos prefeitos na APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Curral Novo, Filho Tiú, esteve participando da abertura do Seminário de Gestão 2017-2020: Municipalismo de Resultados, na sede da APPM e das diversas palestras ministradas no evento, na última segunda-feira (28/11) e nesta terça-feira (29/11), respectivamente.

O encontro seguiu até o 30. Realizado pela APPM e Escola dos Municípios do Piauí, o evento tem o patrocínio master da Caixa Econômica Federal e Governo Federal; patrocínio do Sebrae e OAB; e apoio do TCE, EGC, ODS, UESPI, Governo do Piauí e Alepi.

Equipe de municípios - direto do loca


Compartilhar Tweet 1



Em Tanque do Piauí, o prefeito Filho Tiú foi reeleito para mais um mandato no município.

Ele obteve nas urnas 58,32%.

Já seu adversário, o ex-prefeito Deodato (PR), somou 41,68%.

Parceria com a Funasa · 27/01/2016 - 21h25

Prefeitos podem perder recurso por não aderir a convênio


Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)

Festa religiosa · 18/01/2016 - 17h58

Festejo de Nossa Senhora da Conceição no Salobro


Compartilhar Tweet 1



No momento em que a Igreja Católica atualiza seus meios de alcançar os fiéis e falar de Jesus Cristo, o Santuário Nossa Senhora da Conceição, na localidade Salobro, no município de Tanque do Piauí, o festejo que inicia neste domingo dia 29 de novembro e se estende até o dia 08 de dezembro. São 9 dias de fé e devoção, numa festa religiosa que já tem mais de 250 anos de tradição.

PROGRAMAÇÃO

29/11 – Abertura do Festejo às 19h00;

30/11 a 07/12 – Novena da Padroeira na igreja.

08/12 – Dia de Nossa Senhora da Conceição

- Missas na igreja (9h

- Batizados (10h)

- Procissão (17h)

- Encerramento despedido dos romeiros no pátio da igreja (18h30)


Fonte: Toinho Alves
Acidente na PI 236 · 18/09/2015 - 12h03

Caminhão colide com morro na PI 236 e motorista morre


Compartilhar Tweet 1



Nesta quinta-feira(17/09), ocorreu na PI 236 de acesso ao município de Tanque do Piauí, rumo à cidade de Oeiras, grave acidente envolvendo um caminhão de Teresina Piauí.

O caminhão conduzido pela vítima seguia sentido a cidade de Oeiras, quando em uma curva, uma falha mecânica teria provocado o acidente.

De acordo com a perícia, o motorista tentou evitar o acidente, levando o veículo para o lado oposto ao abismo, todavia, chocou-se contra o morro, fazendo com que o corpo ficasse preso às ferragens e precisou ser retirado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Floriano.

clique aqui e leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do portal MPiauí
Destino Educação · 10/08/2015 - 17h25 | Última atualização em 10/08/2015 - 18h01

Série “Destino: Educação Brasil” vai mostrar boas práticas do Piauí


Compartilhar Tweet 1



“Destino: Educação Brasil – Diferentes realidades. Diferentes respostas” é uma série documental do Canal de TV Futura sobre experiências bem-sucedidas em salas de aula que visam o avanço do desempenho escolar dos alunos. Nesta segunda-feira, 10/08, às 21h, o canal vai exibir episódio filmado em Tanque do Piauí, 211 quilômetros de distância da capital Teresina.

Cidade com cerca de 3 mil habitantes e 7 escolas municipais, chegou a ser considerada o pior IDEB do estado, na primeira medição do índice em 2005, mas deu a volta por cima e agora se destaca como modelo de superação na educação. Apesar de ser um município com poucos recursos econômicos, cuja principal atividade é a agricultura de subsistência, o IDH, o Ideb, em Tanque do Piauí está bem acima da média nacional.


Fonte: SEMED Tanque PI/TV Futura

Compartilhar Tweet 1



Os jogos do domingo foram realizados entre Santa Rosa X Colônia do Piauí e Tanque do Piauí X Francisco Ayres

1º Jogo Santa Rosa X Colônia do Piauí
Resumo do Jogo: Jogo realizados as 14:40 PM, inicio de jogo bastante movimentado com maiores chances de gol para o time de colonia que conta atacava, que ainda no primeiro tempo conseguiu abrir o placar do jogo (1 X 0), o time de santa pouco atacava pois a defesa do adversário estava bastante forte, chegando com poucas chances de gol, no segundo tempo o jogo foi menos corrido deixando assim com o placar final em (1 X 0) para o time de Colônia do Piauí.

Redação Teresina


Fonte: Com informações do Portal Caja City
Tanque do Piauí · 12/05/2015 - 01h16 | Última atualização em 12/05/2015 - 01h21

Desejo de Menina confirmado nos Festejos do Povoado Bom Principio Tanque do Piauí dia 11 de maio


Compartilhar Tweet 1



Dia 12 de maio anima os festejos do Povoado Bom Principio em Tanque do Piauí a Banda Desejo de Menina no espaço Lageirão Club com as Banda de apoio R Esquema a e Os Meninos de Barão.

Realização: Lindomar Oliveira


Fonte: Toinho Alves
Tanque do Piauí · 12/05/2015 - 01h12 | Última atualização em 12/05/2015 - 01h21

Washington brasileiro confirmado nos Festejos do Povoado Bom Principio em Tanque do Piauí dia 11 de


Compartilhar Tweet 1



Dia 11 de maio anima os festejos do Povoado Bom Principio em Tanque do Piauí o cantor Washington brasileiro com a Banda de apoio Denis dos Teclados na Casa de Show nova Geração.

Realização Zé Lu Veio, Nem Produções e Sobrinho Produções


Fonte: Toinho Alves
Tanque do Piaui · 12/05/2015 - 01h03 | Última atualização em 12/05/2015 - 01h23

Duas bandas animaram os Festejos do Povoado Bom Principio em Tanque do Piauí de 11 a 12 de maio


Compartilhar Tweet 1



Duas bandas animaram os Festejos do Povoado Bom Principio em Tanque do Piauí nos dias 11 e 12 de maio de 2015.

Veja a programação:

Dia 11 Animam os festejos Washington brasileiro com a Banda de apoio Denis dos Teclados na Casa de Show nova Geração.

Realização Zé do Veio, Nem Produções e Sobrinho Produções

Dia 12 Animam os festejos a Desejo de Menina no espaço Lageirão Club com as Banda de apoio R Esquema a e Os Meninos de Barão.

Realização: Lindomar Oliveira


Fonte: Toinho Alves

O Banco do Nordeste, através da agência de Oeiras -PI, realizará na próxima terça-feira dia 14/04/2015 a partir da 9h00min na sede do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Tanque do Piauí, uma reunião com os pequenos e médios produtores e com autoridades e empresários do Município de Tanque do Piauí. O Gerente Chagas da referida agência, irá apresentar a prestação de contas das ações do banco no município com gráfico dos valores contratados no município de Tanque do Piauí, no período de 2014, bem como apresentar o planejamento para 2015, os produtos e serviços do banco, as linhas de créditos, programas, Agroamigo, CrediAamigo, Renegociação de dividas, Nova Fronteira Agricula (soja, milho algodão etc.


Fonte: chapadagrande.com
Tanque do Piauí · 11/04/2015 - 13h08 | Última atualização em 11/04/2015 - 13h16

O CMDCA de Tanque do Piauí lança edital de convocação de eleição para escolha do Conselho Tutelar


Compartilhar Tweet 1



O CMDCA de Tanque do Piauí divulgou o edital para o processo de escolha do Conselho Tutelar para a gestão 2016/2019.

As inscrições estarão abertas no período de 27/04 a 22/05, das 8h às 13h. Para se inscrever, o candidato deverá obedecer aos critérios previstos no Edital nº 001.

O processo de seleção será realizado em quatro etapas – inscrição, capacitação, exame de conhecimento específico e eleição, prevista para o dia 4 de outubro de 2015, com a posse dos eleitos no dia 10 de janeiro de 2016.

No ato de inscrição, os candidatos deverão apresentar toda a documentação prevista no edital.

O processo seletivo será realizado pelo CMDCA e fiscalizado pelo Ministério Público.

O Conselho Tutelar é composto por 7 membros, com remuneração de R$ 788,00, com carga horária de 40hs.


Fonte: chapadagrande.com
Festejos de Tanque do Piaui · 19/01/2015 - 15h59 | Última atualização em 19/01/2015 - 16h02

Três bandas animaram os Festejos de Tanque do Piauí de 18 a 20 de janeiro de 2015


Compartilhar Tweet 1



Três bandas animaram os Festejos de Tanque do Piauí no espaço de Eventos Arena Show de 18 a 20 de janeiro de 2015.

Veja a programação:

Dia 18 Animam os festejos a Banda Talmo e Rayna e Gasparzinho da Bahia percurso de festa de rua na Av. Dom Edilberto até o espaço Arena Show no Trio Nem Motos

Realização Antonio Silva.

Dia 19 Animam os festejos a Banda Mala 100 Alças no espaço Arena Show Realização: Nem Produções

Dia 20 Animam os festejos a Banda de Forró Sacode no espaço Arena Show Realização: Luan David.


Fonte: Toinho Alves