Transparência da gestão · 31/08/2017 - 10h31

Prefeito e vice de Sussuapara têm diplomas mantidos pelo TRE-PI


Compartilhar Tweet 1



Foi decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em sessão plenária realizada na manhã da última segunda-feira (28/08), em maioria de votos manter a expedição dos diplomas do prefeito de Sussuapara, Edvardo Antônio e do vice-prefeito, Naerton Silva Moura. A Corte acolheu preliminar levantada pela defesa do prefeito e do vice-prefeito, sem o reconhecimento do mérito.

A ação contra a expedição dos diplomas, que poderia resultar na realização de uma nova eleição no município, foi ingressada na 62ª Zona Eleitoral, em Picos, pelo presidente do PTB de Sussuapara e candidato a vice-prefeito derrotado na eleição de 2016, Miguel de Moura Sousa.

Fotos: Picos40graus

(Equipe de Municípios)


Fonte: Picos40graus
Melhorias para a cidade · 17/08/2017 - 17h06

Prefeito de Sussuapara participa de encontro municipalista na APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Sussuapara, Dr. Evardo 'Pé Trocado', participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM). A segunda parte do evento que aconteceu na última terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O Programa Criança Feliz no município de Sussuapara será lançado no dia 17 de agosto pela Prefeitura Municipal de Sussuapara, em parceria com o governo federal. O mesmo será realizado de forma integrada entre as secretarias municipais de saúde, educação e assistência social.

Deverão participar do lançamento o público prioritário, gestores municipais, assim como, visitadores e a supervisão do programa.

De acordo com a supervisora municipal do programa, Gabriela Leal, o objetivo é proporcionar o desenvolvimento integral da criança em todos os setores, ofertando cidadania desde o ventre da mãe.

Foto: Portal Picos 40 Graus

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Picos 40 Graus

Compartilhar Tweet 1



A Unidade Escolar Eliseu Nunes, localizada no povoado Santa Luzia, zona rural do município de Sussuapara, desenvolveu com a participação de alunos, professores e coordenadores de ensino, o Projeto de Leitura e Música na Escola, que teve sua culminância na noite da última terça-feira (11/07), com a realização de apresentações culturais e exposições de trabalhos produzidos pelos próprios alunos.

O projeto foi idealizado pelo diretor da unidade escolar, professor Antônio Francisco Veloso de Lima e demais professores da referida escola. Segundo eles, era perceptível no ambiente escolar, grande dificuldade no ato da leitura por parte dos alunos.

FOTO: Portal Picos 40 Graus

s

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Picos 40 Graus

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Sussuapara, Pé Trocado, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



Nesta sexta-feira, (09/06) alunos do Ginásio Municipal de Sussuapara participaram da IV edição da Olimpíada Esportiva da cidade. O evento que envolveu professores e alunos em diferentes competições mobilizou a comunidade escolar.

Competições de futsal, queimada, pig-pong, dominó, arremessamento de peso e corrida com e sem obstáculos aconteceram na quadra municipal e instalações do ginásio e contarão com a participação de cerca de 70 alunos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Picos 40 Graus
Eficiência na gestão · 05/06/2017 - 10h21

Prefeito de Sussuapara participa de palestra na sede da APPM


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Sussuapara, Dr. Edvardo (Pé Trocado), está participando da palestra do Seminário sobre medidas de redução e contenção de gasto com pessoal, nesta segunda-feira (05/06), na sede da Associação dos Municípios Piauienses (APPM).Na ocasião, está sendo abordado temas como: Medidas e Providencias necessária para a redução de pessoal nos municípios; Práticas e Dificuldade enfrentados pela Administração na Redução de Despesas pela Administração com Pessoal, e também Obediência aos princípios da legalidade e da eficiência na redução e contenção da despesa pessoal.

(Equipe de Municípios)
Fonte: 180graus

Compartilhar Tweet 1



Na reunião da Comissão de Estudos Territoriais (CETE), sob a presidência do deputado Antônio Félix (PSD) foram convocados , nesta terça-feira(30/05), 34 prefeitos para assinar o acordo das áreas de litígio.

A próxima reunião da comissão será dia 07 de junho. Serão feitas novas remarcações nas áreas onde havia algum conflito territorial, após o trabalho realizado pelos IBGE. Em seguida, o novo limite entre os municípios será votado no plenário da Assembleia legislativa, e enviado para as Câmaras Municipais.

Assinarão o acordo os prefeitos de Geminiano, Sussuapara, Santo Antônio de Lisboa, Francisco Santos, Jaicós. Da mesma forma os representantes de Jaicós, Francisco Santos, Campo Grande do Piauí, Geminiano e Itainópolis.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ALEPI

Compartilhar Tweet 1



Na tarde da última segunda-feira (22/05), por volta de 15h45min, uma dupla identificada por Washington Breno da Silva, vulgo Coquim, de 20 anos, e Wellington de Araújo Carvalho, vulgo Neguinho, de 20 anos, foi presa pela Polícia Militar após assaltar um mercadinho no município de Sussuapara.

Os assaltantes foram perseguidos pela vítima e pelos policiais. Depois de alguns minutos foram localizados escondidos dentro de uma cisterna no Povoado Alto do Umari.

Segundo informações do comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar de Picos, tenente-coronel Edwaldo Viana, com a dupla ainda foi apreendido uma quantidade em dinheiro, um revólver Taurus calibre 32, além de uma motocicleta YBR Factor de placa NIL-9305.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações e fotos do Portal Folha Azul

Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (17/05), a partir das 9 horas, o prefeito de Sussuapara,Pé Trocado participou da uma plenária para debater a pauta municipalista no Congresso Nacional, com a participação dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, relatores dos projetos prioritários, além de líderes de bancada no Congresso Nacional.

A Marcha terá uma extensa pauta, com destaque para as reformas trabalhista, previdenciária e tributária, além das reivindicações municipalistas que serão discutidas com representantes do governo federal e Congresso Nacional. Há itens da pauta que defendem o equilíbrio das contas das prefeituras, como o “encontro de contas” entre governo federal e municípios entre outros assuntos referentes a maquina financeira.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Como forma de chamar a atenção das autoridades sobre os animais na pista, um grupo de amigos e familiares do jovem Assis Júnior, que foi vítima de acidente, está organizando uma manifestação para o próximo domingo (21), que irá passar nas cidades de São Luís do Piauí, São João da Canabrava e Sussuapara.

Outro problema que tem sido alvo de reclamações é sobre às laterais da PI 238, que liga a cidade de São Luís do Piauí a Picos, que em alguns trechos está tomada pelo mato, que atrapalha a visibilidade dos condutores.

O ato chama atenção dos condutores e dos criadores de animais, para que os mantenham presos e assim reduzam o risco de acidentes. A manifestação está marcada para as 6h do próximo domingo (21) e sairá de São Luís do Piauí com destino a Sussuapara.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do portal CanabravaNews

Compartilhar Tweet 1



Mais um assassinato foi registrado na cidade de Sussuapara. Na noite dessa quinta-feira (28/04) um homem identificado como Francisco João de Moura, de 56 anos, conhecido como Tico, foi morto a tiros na localidade Baixio dos Pereiros, zona rural do município.

Segundo informações de populares, dois homens chegaram em uma motocicleta e o garupa efetuou vários disparos na vítima.

Tico não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do crime. A polícia foi acionada e está em diligência para localizar os autores do assassinato.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Riachão net

Compartilhar Tweet 1



Na noite da última quarta-feira, (05/04), um homem identificado como Edinaldo Rodão foi morto a tiros em um bar no povoado Santa Luzia, no município de Sussuapara.

Segundo o comandante do GPM da cidade, sargento Fontes, a vítima estava na presença de amigos no local, quando dois homens chegaram em uma motocicleta, um desceu e desferiu cinco tiros em direção a vítima. Um deles na cabeça, e teve morte imediata.

Após a chegada da Polícia Militar, o lugar foi isolado e a perícia foi acionada. O corpo da vítima foi encaminhado ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

O crime chocou a comunidade de Sussuapara uma vez que Edinaldo era bastante conhecido no município. A polícia ainda não tem pistas da motivação do crime e nem o paradeiro dos autores.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Picos 40 Graus
Capacitação para gestores · 30/03/2017 - 11h01

Prefeito Pé Trocado e seu vice, Dr. Naerton, participam de evento do TCE


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Pé Trocado, junto com seu vice, Dr. Naerton, participaram nesta quinta-feira (30/03) do IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante. O evento acontece no auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conta com palestras e minicursos sobre gestão, licitações e contratos, obras e outras áreas da administração pública.

O objetivo do evento é orientar e qualificar os participantes sobre normas e obrigações da gestão pública.

Durante os três dias do seminário, os participantes assistirão a palestras e participarão de minicursos como “Licitações e contratos”, ministrado pela advogada Naiara de Moraes e Silva, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi)

Veja também


Compartilhar Tweet 1



Mais um órgão público foi alvo de uma quadrilha de arrombadores que está agido na região de Picos. Desta vez, a Escola Estadual Helvídio Nunes, localizada no município de Sussuapara, foi saqueada pelo bando.

A ação criminosa ocorreu na madrugada deste sábado (25/03). Segundo a polícia, os arrombadores causaram um verdadeiro saque na escola.

A supervisora de ensino Ivanildes Rodrigues Batista conta que os bandidos levaram diversos equipamentos da instituição de ensino. “Fizeram um verdadeiro arrastão, levaram computadores, microfones, projetores multimídia, lousas digitais, ventiladores de parede e notebooks”, conta, acrescentando que “até mesmo parte da merenda escolar foi levada”.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta segunda-feira (13/03), a TV Cidade Verde em parceria com o Sebrae realizaram a abertura do Congresso das Cidades. Prefeitos, prefeitas e gestores municipais de várias cidades marcaram presença. Serão três dias para unir lideranças e pensar nos desafios que estão por vir. O evento acontece na Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), e segue até quarta-feira (15). O prefeito de Sussuapara Pé Trocado marcou presença.

O evento é promovido pelo Governo do Piauí, TV Cidade Verde e SEBRAE, com o apoio da APPM, TCE, CAU, IBGE, FIEPI e SESI, com patrocínio da FUNASA, CAIXA e Governo Federal.

(Redação Teresina)

Perícia não foi ao local · 13/03/2017 - 15h56

Homem é morto a tiros dentro de casa no município de Sussuapara


Compartilhar Tweet 1



Na madrugada desta segunda-feira (13/03), a Polícia Civil de Picos registrou mais um homicídio na região.

Um homem identificado como Erisvaldo Josino dos Santos, foi morto com dois disparos de arma de fogo no interior de sua residência localizada no povoado Barreiro Branco, zona rural de Sussuapara.

De acordo com o delegado, Rodrigo Moraes, informações preliminares apontam que houve uma discussão entre a vítima e o autor do crime. “A discussão aconteceu no Bar do Luís e logo após esse rapaz foi morto por disparo de arma de fogo, por volta das 02h00 da manhã”.

“A perícia não foi ao local pois o cenário estava inidôneo e a vítima já não estava no local e será feito apenas o exame cadavérico. Mas já existe uma suspeita sobre a autoria do crime”, disse o delegado.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Picos 40 Graus

Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (20/02) o prefeito Pé trocado de Sussuapara participou do Ato de filiação de vários novos membros do partido do Partido Progressista no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí.

Estavam presentes o senador Ciro Nogueira, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o governador W. Dias, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, os deputados Marcelo Castro, Themistocles Filho, Maia Filho, Júlio Arcoverde e outras autoridades.

No evento, o secretário de saúde de Teresina, Silvio Mendes, a primeira dama de Teresina, Lucy Silveira, o secretário de Planejamento de Teresina, Washington Bonfim, o ex-deputado federal Eliseu Aguiar se filiaram ao PP.

(Redação Teresina)

Profissionais do magistério · 08/02/2017 - 18h45

Prefeito de Sussuapara reduz seu salário, do vice e dos secretários


Compartilhar Tweet 1



A Câmara Municipal de Sussuapara apreciou no último dia 03, sexta-feira, em sessão extraordinária e em segunda e última votação, projetos de lei do Executivo, enviados pelo prefeito Edvardo Antônio da Rocha (PP) no mês passado. Um deles, de número 002/2017, o chefe do Executivo Sussuaparense reduz os subsídios pagos ao prefeito, ao vice-prefeito e aos secretários municipais. O outro, de número 003/2017, atualiza o valor do piso salarial dos profissionais do magistério da rede municipal de ensino.

Aprovado por unanimidade, o projeto 002/2017 reduz o subsídio do prefeito de R$ 13.000,00 para R$ 12.000,00; do vice-prefeito de R$ 6.500,00 para R$ 6.000,00 e dos secretários municipais de R$ 2.400,00 para R$ 2.200,00.


Fonte: Picos40Graus

Compartilhar Tweet 1



O município de Sussuapara, na presença do prefeito reeleito Pé Trocado conquistou o Selo Unicef 2013-2016. Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e aos adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Hoje, 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. São 308 municípios certificados em todo o Brasil.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



Sussuapara vai comemorar 21 anos de emancipação politica com uma mega festa na praça publica no dia 14 de dezembro ás 19h com Erika Diniz, Robson Farra, Andrews Robson, Romulo Carlos e Romulo Junior como as atrações principais. Na festa será realizado algumas apresentações culturais.


Compartilhar Tweet 1



O município de Sussuapara conquistou o Selo Unicef 2013-2016. A lista foi divulgada na última quarta-feita(30/11).

Foram quatro anos de muito trabalho para garantir o direito a saúde, educação, proteção e participação social às crianças e aos adolescentes de centenas de municípios do Semiárido brasileiro. Hoje, 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado, reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas. São 308 municípios certificados em todo o Brasil.

Foram 1.502 municípios convidados em 2013, dos quais 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016.

(Redação Teresina)


Compartilhar Tweet 1



A deputada federal Rejane Dias, secretária estadual de Educação, reuniu os prefeitos da sua base no I Encontro Político de Gestores Eleitos e Reeleitos no Hotel Arrey, em Teresina. Prefeitos de Norte a Sul de todo o Piauí compareceram ao encontro. O evento foi prestigiado pelo governador Wellington Dias; secretário de Justiça, Daniel Oliveira; secretário estadual da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo; controlador Geral, Dr. Nuno Cauê; superintendente da Seduc, Helder Jacobina.

Segundo a organização do evento, 27 municípios estavam representados ou pelo próprio prefeito ou por assessor. O objetivo foi parabenizar aos gestores recém-eleitos e discutir com os mesmos as prioridades para atuação da deputada em cada município.
(Redação Teresina)

Veja números na cidade · 02/10/2016 - 23h13

'Pé Trocado' foi reeleito prefeito da cidade de Sussuapara


Compartilhar Tweet 1



Em Sussuapara, o prefeito Pé Trocado foi reeleito neste domingo em votação apertada contra Miguel Rocha.

Ele obteve nas urnas 50,58%, contra 49,42% de seu adversário.

Na cidade, o índice de abstenção foi de 3,68%.


Compartilhar Tweet 1



Na última sexta-feira (26/08), Dona Rejane participou do primeiro comício da coligação “Sussuapara segue em frente com a força do povo”, formada pelos partidos PP, PT e o PSD, que tem o atual prefeito, conhecido como Pé Trocado, candidato à reeleição. Também estavam presentes em Sussuapara o secretário da Seid, Mauro Eduardo, e a deputada estadual Belê Medeiros.

O espaço fica aberto às outras coligações para enviarem seu material.


Dário Gomes e Wanderson Reis – direto de Sussuapara