Veja a programação -

XVIII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes começa nesta sexta (15)

Começa nesta sexta-feira (15/09), como parte da programação do Setembro Verde, a XVIII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes. Vários eventos marcarão a semana até o dia 27 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos. A abertura será às 14h, no Auditório do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), onde será realizado VII Curso de Capacitação para o diagnóstico de morte encefálica.

Foto: FreepikImagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Na terça-feira (19/09), será realizado um simpósio sobre doação de órgãos no auditório da Facid.  Já no dia 21, a campanha “Doadores de Vida” será divulgada no Instituto Médico Legal-IML e no Departamento de Polícia Científica .

No dia 25 será realizada uma missa em Ação de Graças em prol dos Doadores de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Piauí, às 9h, na Capela do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Logo em seguida haverá uma homenagem aos doadores no auditório do HGV.

No dia 26 haverá divulgação da campanha Setembro Verde - “Doadores de Vida”, às 10h, no auditório do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Já no dia 27, Dia Nacional do Doador de Órgão, a campanha será divulgada, às 16h30 na Ponte Estaiada João Isidoro França, na Avenida Raul Lopes.

A XVIII Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes é uma realização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), através da Superintendência de Gestão de Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC), por meio da Central Estadual de Transplantes do Piauí.

O Piauí realiza atualmente transplantes de rins e córneas. De acordo com a Central Estadual de Transplantes do Piauí, 867 pessoas estão na fila de espera para transplantes, sendo 474 para transplante de rim e 393 esperam por uma córnea compatível. Só em 2023, a Central de Transplantes do Piauí já contabilizou 130 transplantes, sendo 102 de córneas e 28 rins. Esse número corresponde a mais de 63% do total de procedimentos realizados durante todo o ano passado, quando foram contabilizados 206 transplantes de córneas e 41 de rins.

 A Central Estadual de Transplantes é o órgão responsável por coordenar as ações inerentes ao processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes no Piauí. Tendo ainda como atribuições, a capacitação das equipes de saúde quanto ao processo de doação e transplantes, além da divulgação do tema para a população e incremento das doações e do número de transplantes de órgãos e tecidos no Estado.

Veja a programação completa:

15/09/2023 - 14h às 18h: VII Curso de Capacitação para diagnóstico de Morte Encefálica - Fundamentação Teórica.
Local: Auditório do Conselho Regional de medicina do Piauí – CRM-PI.

16/09/2023 - 08h às 12h: VII Curso de Capacitação para o diagnóstico de Morte Encefálica - Simulação Realística.
Local: Gran Hotel Arrey.

16/09/2023 - 14h às 18h: I Curso de Manutenção de Potenciais Doadores em Morte Encefálica
Local: Gran Hotel Arrey.

19/09/2023 – 08h às 12h: Simpósio : Doação de Órgãos /Tecidos e Transplantes no Estado do Piauí
Local: Auditório da Facid.

21/09/2023 – 09:30: Setembro Verde – “Doadores de Vida” : Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.
Local : Instituto Médico Legal-IML/ Departamento de Polícia Científica/Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

25/09/2023: Missa em Ação de Graças em prol dos Doadores de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Piauí.
Horário: 09h
Local: Capela do Hospital Getúlio Vargas

Homenagem aos Doadores de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Piauí.
Horário: 10h
Local: Auditório do Hospital Getúlio Vargas

26/09/2023: Setembro Verde - “Doadores de Vida” : Divulgação da Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.
Horário: 10h
Local: Auditório do Hospital de Urgência de Teresina/HUT.

27/09/2023: Dia Nacional da Doação de Órgãos
Setembro Verde / “Doadores de Vida”: Iniciativa da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina Especializada na Defesa da Saúde Pública -Ministério Público do Estado do Piauí.
Horário: 09:00h
Local: Ministério Público do Estado do Piauí.

Setembro Verde / “Doadores de Vida”: Palestras enfatizando o Processo Doação –Transplantes e distribuição de material de campanha.
Horário: 09h
Local: Hospital Dirceu Arco Verde/HEDA – Parnaíba

Setembro Verde / “Doadores de Vida”: divulgação da Campanha Estadual de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes e distribuição de material de informativo.
Horário: 16:30h
Local: Ponte Estaiada João Isidoro França – Avenida Raul Lopes

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco