Semana do Doador e mais -

Veja os principais destaques na saúde do estado desta segunda-feira (20/11)

Veja os principais destaques na saúde do estado desta segunda-feira (20/11), apurados pelo 180graus:

Hemopi promove Semana do Doador com parcerias para incentivar o aumento das doações de sangue

O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é uma data dedicada a expressar gratidão aos doadores de sangue e a conscientizar a população sobre a relevância da doação de sangue. Este ato de solidariedade, que deve ser uma prática regular, é crucial independentemente de se conhecer ou não os pacientes que necessitam de transfusão. Novembro foi escolhido para esta celebração porque antecede um período em que os estoques de sangue tendem a diminuir, devido à proximidade das férias e das festividades de fim de ano, que resultam em uma diminuição no número de doadores nos hemocentros.

Foto: ASCOM/SESAPI

Programação diferenciada

Para esse ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma programação diferenciada para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será realizada no período de 20 a 25 de novembro.

Como o dia do doador será em um sábado e os hemocentros regionais não funcionam nesse dia para a doação de sangue, o Hemopi antecipou a comemoração para o dia 24 de novembro, uma sexta-feira. “Preparamos uma programação especial para a semana de 20 a 25 de novembro em todas as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – com ações diferenciadas que visam incentivar as doações e ao mesmo tempo agradecer aos doadores que colaboram com o Hemopi ao longo do ano”, conta o diretor-geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Distribuição de mudas frutíferas e floríferas

Uma dessas ações será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). O Projeto “Plantando Vidas” quer incentivar a doação de sangue e contribuir com ações sustentáveis que promovam o respeito ao meio ambiente e o bem –estar da população. A SEMARH vai distribuir mudas frutíferas e floríferas aos que comparecerem ao Hemopi em Teresina no dia 24 de novembro, independente da doação de sangue.

“É preciso manter a constância nas doações para atender a demanda por sangue e plaquetas que vem da rede hospitalar para a realização de cirurgias e procedimentos eletivos, além das urgências e emergências”, ressalta o diretor Rafael Alencar.

Hemopi desenvolve ações com vários parceiros

Além dos doadores que comparecem todos os dias de forma voluntária nas unidades de coleta, o Hemopi também desenvolve ações com vários parceiros – Igrejas, escolas, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil – que ajudam a manter o estoque do hemocentro. Seja na capital ou nas unidades do interior, essas parcerias são muito importantes para fortalecer o vínculo com a comunidade e incentivar outros a fazerem o mesmo.

"Essas parcerias são muito importantes para reforçar o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma consciente e constante. Então, convidamos a população do Piauí, para vir doar, compartilhar na rede social, convidar amigos, familiares para fazer parte dessa corrente solidária e nos ajudar a manter o estoque abastecido”, pontua Rafael Alencar.

Foto: ASCOM/SESAPI

Transporte para grupos a partir de 10 pessoas

Em Teresina, o Hemopi disponibiliza transporte para grupos a partir de 10 pessoas. O agendamento pode ser feito através do e-mail hemopi@hemopi.pi.gov.br ou pelo telefone (86) 3221-8320, ramal 2019, de segunda a sexta, das 8h às 15h.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Confira a programação da Semana Nacional do Doador:

TERESINA
• De 20 a 25 /11  – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Igreja Universal, Igreja Adventista, Grau Técnico, Sicoob, Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC), Colégio da Polícia Militar, Escola São Camilo e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 
•Dias 21 e 22 /11 – Campanha para cadastro de novos doadores de medula óssea nos municípios de Valença do Piauí, Inhuma, Novo Oriente e Elesbão Veloso.
•Dia 24/11 –Projeto “Plantando Vidas” com distribuição de mudas frutíferas e floríferas pela SEMARH; Apresentação musical da Banda do 25 BC e serviços de beleza em parceria com o Instituto Ana Hickmann.
•Dia 25/11 – Apresentação musical dos alunos do IFPI

PARNAÍBA
• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Flasede (torcida organizada do Flamengo) e Igreja Universal o longo da semana;
• Dia 24/11 – Os doadores serão recepcionados com apresentação musical de Walber Júnior, cenário especial para fotos e serviços de design de sobrancelhas e massagem relaxante oferecidos pelos alunos do curso de Estética da Uninassau. )

FLORIANO
• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Escola Pequeno Príncipe, Sicoob, Colégio Técnico de Floriano- CTF, UFPI e FAESF ao longo da semana.
• Dia 24/11 - Os doadores serão recepcionados com música, café da manhã especial e massagem relaxante oferecida pelos alunos do curso de Fisioterapia da FAESF. Haverá também campanha solidária do Projeto Gotas de Vida. 

PICOS
•Dia 21/11- Campanha solidária dos colaboradores do Sicoob.
•Dia 23/11 - Campanha dos colaboradores da empresa Sertão Motos, apresentação musical de Rômulo Junior e corte do bolo.
•Dia 24/11 - Campanha solidária do município de São José do Piauí

HGV realizou mais de 3 mil transfusões de sangue até outubro

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 3.352 transfusões de sangue (hemocoponentes / hemoderivados) de janeiro até outubro deste ano. O serviço é realizado pela Agência Transfusional do HGV. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS).

Foto: GOVERNO DO PIAUÍ

A transfusão de sangue no HGV é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos e outras situações na quais há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas.

A  diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, explica que esse resultado evidencia a relevância do serviço num hospital de alta complexidade como o HGV.

“Esse resultado mostra o impacto dentro de um hospital de alta complexidade desta ação tão importante para os pacientes, principalmente os que realizam procedimentos cirúrgicos”, explica a gestora.

O coordenador do NIAVS, Nazareno Júnior, acrescenta que o setor é responsável pela qualidade do ato transfusional ao paciente que necessita da ação. “O setor funciona 24 horas por dia, atendendo todas as demandas do hospital, incluindo enfermarias, UTIs e centro cirúrgico. Possui uma equipe qualificada visando manter a qualidade do atendimento desses pacientes e ampliando o serviço de acordo com a demanda”, explica o enfermeiro.

Carretinha da Saúde inicia atendimentos em Cocal nesta segunda-feira (20)

Na manhã desta segunda-feira (20/11), a Carretinha da Saúde começou a prestar atendimento às crianças de Cocal, localizada na região Norte do estado. A unidade móvel também estenderá seus serviços para as crianças de Cocal dos Alves. Estima-se que cerca de 350 crianças receberão consultas nas especialidades de oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia.

A unidade móvel está localizada na Avenida Coronel João Marques de Melo, no bairro Mutirão, em frente à Pousada Estação.

Foto: AsCom/SesapiCarretinha inicia atendimentos em Caraúbas do Piauí
Carretinha

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com os municípios.

O Pacto Pelas Crianças tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

De acordo com o último levantamento da Sesapi, a Carretinha da Saúde já atendeu 8.301 crianças piauienses. Foram 2629 atendimentos na área da fonoaudiologia, 2.985 atendimentos oftalmológicos e 2.687 atendimentos odontológicos ao longo desses cinco meses de atividades da ação.

Como funciona

A Carretinha da Saúde faz atendimentos simultâneos das especialidades por meio de uma demanda pactuada com as Secretarias de Saúde dos municípios.

Comentários

Trabalhe Conosco