Confira! -

Veja os principais destaques na saúde do estado desta quinta-feira (16/11)

Veja os principais destaques na saúde do estado desta quinta-feira (16/11), apurados pelo 180graus:

Sesapi inicia reformas no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos em Bom Jesus

Na última sexta-feira (10/11), a Secretaria de Estado da Saúde iniciou as obras de renovação do Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, situado em Bom Jesus. O projeto de reforma inclui a modernização do centro cirúrgico, do centro obstétrico, da cozinha, do setor de urgência e da cobertura do hospital. Além disso, outras instalações que complementam os serviços de saúde oferecidos à população também passarão por reformas.

Foto: AsCom/SesapiSesapi inicia reformas no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos em Bom Jesus
Sesapi inicia reformas no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos em Bom Jesus

Programa de expansão da rede de média e alta complexidade do Piauí

Os trabalhos fazem parte do programa de expansão da rede de média e alta complexidade do estado do Piauí, que busca levar melhorias estruturais e de aparato tecnológico para as unidades de saúde estaduais, melhorando a qualidade de atendimento da população. Em Bom Jesus, as obras têm o objetivo de levar um ambiente mais acolhedor, e com condições de garantir um atendimento médico ainda mais seguro e de mais qualidade para população.

“Com 49 anos de existência, o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos contará com uma melhor estrutura para acolher os nossos pacientes.  São investimentos do governo do estado que em menos de 1 ano tem transformado a realidade da assistência em saúde de Bom Jesus e de todos os 23 municípios do território das Mangabeiras. Com a aquisição de novos equipamentos, implementação de novos serviços, habilitação da UPA e reforma do hospital, o HRMSS se tornará referência em saúde no sul do Estado”, afirmou a diretora do hospital, Kamila Sousa.

Troca de rede elétrica e equipamentos

Além das melhorias estruturais, o hospital também passou por substituição de toda a rede elétrica. Ainda através do programa de expansão, a unidade também recebeu um tomógrafo, equipamentos para o laboratório, carrinho de anestesia, arco cirúrgico, aparelho de ultrassom, 14 novos computadores e um gerador para o hospital.

"A Sesapi segue trabalhando para garantir a melhor assistência à saúde em todos os nossos hospitais, melhorando estruturas e equipamentos para que toda a nossa população seja bem atendida", fala o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.

Sesapi garante estágio de estudantes de medicina da UFDPar no Heda em Parnaíba

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem planos de aumentar a quantidade de oportunidades de estágio para os alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar. Essas vagas serão disponibilizadas no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado em Parnaíba.

Foto: AsCom/SesapiSesapi garante estágio de estudantes de medicina da UFDPar no Heda em Parnaíba
Sesapi garante estágio de estudantes de medicina da UFDPar no Heda em Parnaíba

O compromisso foi firmado durante reunião na tarde desta quinta-feira, 16, com o secretário de saúde, Antônio Luiz; o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo; o superintendente de gestão, Jonatas Melo; o reitor da UFPDPar, João Paulo Macedo, e estudantes do curso.

O estágio faz parte da formação acadêmica e sem ele não é possível a conclusão do curso.

Vaga de internato dos alunos no Heda é fundamental

Para o reitor da UFDPar, João Macedo, a vaga de internato dos alunos no Heda é fundamental não apenas para a formação acadêmica deles. “As quatro turmas dependem desse estágio para se formar, mas os alunos vão contribuir também no processo de assistência dos pacientes de Parnaíba e da região”, afirma.

O Secretário de Saúde, Antonio Luiz, afirma que a reunião foi muito produtiva e que o governo vai responder positivamente ao pedido dos estudantes, que é o aumento nas vagas.

“A direção do Heda vai priorizar o atendimento dos estudantes de instituição pública para que eles possam fazer seus estágios do curso de Medicina”, afirmou.

Piauí será um dos estados-piloto para federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde

Nesta quinta-feira (16/11), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) marcou presença na primeira reunião virtual do subcomitê de federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma iniciativa do Ministério da Saúde. Os estados de Piauí, Bahia, Goiás e Pernambuco foram selecionados como os primeiros quatro estados-piloto para o projeto.

Foto: AsCom/SesapiPiauí será um dos estados-piloto para federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde
Piauí será um dos estados-piloto para federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde

Diminuição das desigualdades entre os territórios

A RNDS é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde e é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. A federalização visa integrar aspectos normativos, de governança, e de soluções tecnológicas, de forma a diminuir as desigualdades entre os territórios.

“Este projeto visa o compartilhamento de dados de saúde entre estados, permitindo que o profissional de saúde visualize informações dos pacientes em atendimento nas redes públicas por meio de um prontuário único com todo o histórico anterior”, explicou Odisley Soares Silva, diretor de Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação da Sesapi. 

Apresentados os macroprocessos

Durante a reunião foram apresentados os macroprocessos dos estados-piloto e a plataforma para disseminação dos dados, bem como potencialidades e expectativa em relação à federalização da RNDS, que respeitará o consentimento do paciente e observará as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco