Assistência e capacitação -

Veja os principais destaques na saúde do estado desta quinta-feira (14/09)

Veja os principais destaques na saúde do estado desta quinta-feira (14/09), apurados pelo 180graus:

Hospital de Parnaíba passa a contar com prontuário eletrônico

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, vem implantando uma série de melhorias. Uma delas está relacionada ao prontuário eletrônico, que otimiza o atendimento aos paciente. A inovação beneficia tanto a gestão hospitalar quanto os pacientes que dependem dos serviços da instituição de saúde, atualmente administrada pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac).

  

Foto: AsCom

Armazenamento de forma segura e acessível

Com a introdução do prontuário eletrônico, os registros médicos são agora armazenados de forma segura e acessível, de forma digital, tornando o atendimento mais eficiente e preciso. Além disso, a administração hospitalar se beneficia com o acompanhamento em tempo real dos recursos, controle de estoques e otimização de agendamentos.

"Tais melhorias refletem diretamente na experiência dos pacientes, que observam redução no tempo de espera, diagnósticos mais rápidos e tratamentos eficazes", afirma o diretor-geral, Marcelo Veloso.

Marco na modernização do atendimento hospitalar

A implantação do prontuário eletrônico no HEDA é um marco na modernização do atendimento hospitalar, promovendo eficiência e qualidade tanto para a administração quanto para os pacientes.

"Isso demonstra o compromisso do hospital com a excelência na prestação de serviços de saúde", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Assistência ambulatorial passa a ser oferecida totalmente na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa

A partir de segunda-feira (18/09), a assistência ambulatorial integral às mães e bebês de alto risco será totalmente oferecida na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, que iniciou suas operações no início de agosto. Após três décadas dedicadas ao serviço de saúde, o Instituto de Perinatologia Social (IPS), da Maternidade Dona Evangelina Rosa, fecha oficialmente suas portas nesta sexta-feira (15/09). 

Foto: AsCom

Com uma capacidade média de 6 mil atendimentos por mês, o ambulatório da Nova Maternidade atende gestantes e crianças de 0 a 2 anos de alto risco, estratificadas na rede Atenção Primária de Saúde. A Maternidade é administrada pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Os atendimentos são realizados por uma equipe multiprofissional, formada por profissionais da medicina, enfermagem, serviço social, psicologia, serviço social, fonoaudiologia, fisioterapia, técnico de enfermagem e terapia ocupacional, realizando os atendimentos de maneira interdisciplinar. 

Ultrassonografias, cardiotocografia e eletrocardiograma

Exames como ultrassonografias, cardiotocografia e eletrocardiograma são oferecidos na unidade de saúde, além de consultas com as seguintes especialidades: cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, pneumopediatria, cardiopediatria e gastropediatria. 

"Essa mudança representa uma modernização e um novo modelo de assistência à saúde materno-infantil para o Estado do Piauí, mais adequado e com aumento significativo da capacidade de atendimento. Agora, estamos preparados para atender o triplo de pacientes por mês, graças à Nova Maternidade, que conta com uma infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e está em total conformidade com as regulamentações do Ministério da Saúde e de todas as entidades de fiscalização", ressalta a Coordenadora do Ambulatório, Francisca Lopes.

Por meio do atendimento multiprofissional e interdisciplinar, focado no cuidado ao paciente, as consultas são oferecidas no mesmo dia e turno em que a gestante e/ou criança comparecem ao serviço.

Jesuslene Carvalho de Oliveira, aos 40 anos, encontra-se atualmente com 36 semanas de gestação. Ela deu início ao seu acompanhamento pré-natal no Instituto de Perinatologia Social (IPS). Com a inauguração da Nova Maternidade, Jesuslene agora recebe atendimento na nova unidade e ressalta sua experiência.

"Moro na localidade Morro do Papagaio, próximo à estrada de José de Freitas. Com esse novo formato de atendimento, não preciso vir várias vezes, o que facilitou demais para mim em relação às viagens. Em um só dia, consigo falar com todos os profissionais. Isso é muito bom para mim e para todas as outras gestantes que não moram em Teresina", disse.

Serviço ambulatorial funciona em horário ampliado

O serviço ambulatorial da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa funciona de segunda a sexta-feira em três turnos: das 7h às 11h, das 11h às 15h e das 15h às 19h. Após os atendimentos, os profissionais que fazem parte do circuito se reúnem e constroem um Plano de Cuidados que é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde da paciente atendida.

"Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade capaz de reduzir o risco das gestantes e crianças, resultando na diminuição de internações por complicações na gravidez, parto e nascimento, além de reduzir os indicadores de mortalidade materna e infantil no Estado", ressalta a Superintendente da Sesapi, Dirceu Campêlo.

As pacientes atendidas são agendados por meio da regulação dos municípios de origem. Após os atendimentos e encaminhamentos médicos, a equipe da recepção agiliza marcações e agendamentos futuros. Todos os atendimentos são informatizados e utilizam prontuário eletrônico da paciente, inclusive os resultados dos exames de imagem e laboratoriais realizados, que são disponibilizados online para as pacientes.

Sesapi realiza capacitação de profissionais que atuam em serviços de atendimento a IST’s

Coordenação de Doenças Transmissíveis (IST), realiza nos dias 14 e 15 de setembro uma capacitação dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O curso será ministrado por técnicos do Ministério da Saúde. O evento, hoje, acontece até às 17h na sede do Data/SUS, localizado na Rua Magalhães Filho, 519, Centro/Norte. Na sexta a capacitação vai até 12h.

Foto: FreepikImagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O curso será realizado no laboratório do DataSUS, localizado no Centro de Teresina, nos turnos manhã e tarde. “Esse treinamento será presencial e teremos tanto aspectos da parte teórica como questões mais práticas. A parte prática será as análises das fichas de notificação”, explica Karina Amorim, coordenadora de IST da Sesapi. 

A iniciativa visa a proporcionar uma maior qualidade dos dados referente a transmissão do HIV e da sífilis no Piauí, capacitando os profissionais que realizam essas atividades diretamente no sistema. O intuito é que, com essas informações qualificadas, o estado obtenha a certificação da eliminação da transmissão vertical dessas doenças. 

O curso de capacitação será semelhante à realizada com os membros do Comitê de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis. “Nessa etapa estamos priorizando as cidades que contam com o serviço do CTA/SAE e que possuem mais casos de HIV e sífilis”, pontua Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.

Sesapi envia 6 ambulâncias do SAMU para auxiliar no acidente de ônibus escolar

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu um comunicado informando que ao tomar conhecimento do acidente ocorrido em José de Freitas nesta quinta-feira (14/09), tomou todas as medidas necessárias para socorrer as vítimas.

Leia nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que, ao tomar conhecimento do acidente ocorrido com um Ônibus Escolar Municipal na cidade de José de Freitas, que deixou várias crianças feridas nesta quinta-feira (14), enviou 6 ambulâncias do SAMU Estadual para ajudar no atendimento e na transferência de pacientes para Teresina, além do reforço disponiblizado pelo SAMU de Teresina e do próprio município de José de Freitas.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado com todas as suas equipes para atender a ocorrência.

Sobre o acidente

Ônibus escolar com vários estudantes a bordo tomba no Piauí; um óbito é confirmado

Foto: Reprodução Acidente em José de freitas
Acidente em José de freitas

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco