Modernização e capacitação -

Veja os principais destaques na saúde do estado desta quarta-feira (13/09)

Veja os principais destaques na saúde do estado desta quarta-feira (13/09), apurados pelo 180graus:

Hospital do Mocambinho moderniza ambientes e parque tecnológico

Quem vai ao Hospital do Mocambinho já consegue ver as mudanças, a começar pelas áreas internas, bem como a fachada externa, que passa por uma total reformulação. Os ambientes internos ganharam uma série de reparos, sejam corretivos ou de modernização. 

Foto: AsCom

Consultórios, enfermaria e cozinha, entre outros ambientes, receberam uma nova pintura e foram submetidos à troca de equipamentos, tanto da parte elétrica, quanto hidráulica.

O parque tecnológico também foi atualizado, com a aquisição de novas impressoras e computadores, além de um novo aparelho de Radiologia Computadorizada Digital para o setor de Raio X,com apoio da SESAPI.

Passados os primeiros 60 dias à frente do gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde na Unidade Integrada do Mocambinho, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) divulgou 

“São uma série de ações que vão desde melhorias nos fluxos de atendimento, treinamentos e capacitações, até manutenções corretivas e preventivas que foram promovidas na Unidade”, afirma o diretor da unidade de saúde Helder Meneses.

Tais iniciativas fazem parte do planejamento estabelecido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e com o Governo do Piauí, que prima pela qualidade e eficiência dos serviços ofertados à população da região.

O Hospital do Mocambinho é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco desde junho, em parceria com a Sesapi.

Hospital de Parnaíba investe na capacitação e treinamento de colaboradores

O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, administrado pela Organização Social (Isac), em Parnaíba, está intensificando a capacitação e treinamento de seus colaboradores em diversas áreas. A iniciativa tem como objetivo primordial elevar a qualidade dos cuidados prestados à população da região.

Foto: AsCom

Capacitação e atualização são fundamentais

A capacitação e atualização dos colaboradores são fundamentais para aprimorar a qualidade dos procedimentos realizados no hospital. Isso, por sua vez, contribui para oferecer um atendimento de saúde de excelência à comunidade.

“Os esforços de capacitação não se limitam apenas aos profissionais de saúde, abrangendo todas as áreas do hospital, o que inclui a administração, finanças, recursos humanos e tecnologia da informação. Isso garante que todos os funcionários estejam alinhados com a missão do hospital e que os processos operacionais funcionem de maneira eficaz”, afirma o diretor-geral do Heda, Marcelo Veloso.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Além disso, a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no hospital é uma prioridade. Com o apoio da Sesapi, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde está trabalhando para garantir a conformidade com todas as normas e regulamentos da LGPD, protegendo assim a privacidade e os direitos dos pacientes.

“Estamos empenhados no compromisso em proporcionar serviços médicos de alta qualidade e em garantir a segurança das informações dos pacientes. O hospital está firmando seu papel como um pilar fundamental no sistema de saúde regional, visando sempre a melhoria contínua do atendimento à comunidade”, comentou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

HGV auxilia no tratamento de criança que precisava do Serviço de Hemodinâmica

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou nesta segunda-feira (12/09), por meio da equipe de Hemodinâmica, cinco procedimentos, dentre eles um implante de cateter de diálise em uma criança paciente do Hospital Infantil Lucídio Portela (Hilp). De janeiro a agosto deste ano, o setor realizou 579 atendimentos.

Foto: AsCom

O cirurgião vascular, Rodrigo Albergaria, explica que por causa da complexidade do caso da criança, o procedimento somente poderia feito na hemodinâmica. 

“Trata-se de uma criança dialítica e com dificuldade de acesso. Mas tudo correu bem e conseguimos fazer o implante do cateter”, pontuou o médico.

Atendimentos de pacientes de outros hospitais 

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, diz que o serviço é credenciado para o tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas. “Além dos pacientes do próprio HGV, também atendemos pacientes de outros hospitais ¨, destaca a gestora”.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, ressaltou a importância do procedimento.

"O HGV segue cumprindo seu papel como hospital de alta complexidade e, com isso, pode atender a demandas de outros hospitais, como este caso do Hilp", comentou.

Sesapi capacita de profissionais da saúde que vão atuar na campanha de multivacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio das Regionais de Saúde, está capacitando os profissionais de saúde no microplanejamento da multivacinação, que tem como objetivo melhorar as estratégias de vacinação nos municípios. 

Foto: AsCom

Já foram qualificados agentes de 60 cidades piauienses que fazem parte dos territórios de saúde atendidos pelas regionais de Teresina, Campo Maior, Parnaíba e Bom Jesus. Os treinamentos serão realizados nos 11 territórios de saúde do Piauí. 

"Após receberem o treinamento, junto ao Ministério da Saúde, objetivando desenvolver estratégias para melhorar as coberturas vacinais na Campanha de Multivacinação, nossas equipes técnicas estão capacitando todos os 224 municípios piauienses, desde o de 31 de agosto e vamos até 14 de setembro. É de suma importância participação de todos os municípios”, lembra a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro. 

Nesta terça-feira (12/09) foram treinados profissionais que vão atuar no território de saúde Entre Rios, que engloba a capital Teresina e mais 29 municípios. A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca que a capacitação será essencial para que o estado melhore os resultados da campanha de Multivacinação. 

“O programa Saúde em Dia tem como um de seus objetivos melhorar os índices de vacinação no nosso estado e ter os profissionais de todos os nossos municípios treinados e alinhados para traçar ações de vacinação durante a campanha será essencial para que a nossa cobertura aumente”, destaca a superintendente.

A Campanha de Multivacinação vai de 30 de setembro a 14 de outubro no Piauí, e tem a intenção de atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade e retomar as altas coberturas vacinais.

Fonte: AsCom/Sesapi

Comentários

Trabalhe Conosco