Bons hábitos podem ajudar -

Veja os 7 hábitos que diminuem o risco de desenvolver depressão

Embora a depressão tenha uma conexão direta com fatores genéticos, cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram que adotar um estilo de vida saudável, pode reduzir o risco de desenvolver essa condição. Com informações do Metrópoles.

Foto: Reprodução

Os resultados desse estudo foram publicados na revista Nature Mental Health em 11 de setembro. Barbara Sahakian, co-autora da pesquisa, afirmou em um comunicado à imprensa: "Apesar de nossa estrutura de DNA poder aumentar a suscetibilidade à depressão, demonstramos que um estilo de vida saudável tem potencialmente um impacto maior do que os fatores genéticos." Ela também acrescentou: "Alguns desses fatores são aspectos sobre os quais temos algum controle, como assegurar uma boa noite de sono e manter interações sociais com amigos."

A equipe de cientistas identificou sete fatores que podem substancialmente diminuir o risco de desenvolver depressão. Esses fatores incluem:

Manter uma dieta saudável.

Praticar regularmente atividades físicas.

Evitar o tabagismo.

Consumir álcool em quantidades moderadas.

Manter conexões sociais frequentes.

Garantir um sono adequado.

Evitar o sedentarismo.

Os pesquisadores analisaram dados de quase 290 mil indivíduos participantes do Biobank do Reino Unido, um amplo estudo que investiga a predisposição genética e a exposição ambiental relacionada ao desenvolvimento de doenças, ao longo de nove anos. Entre esses participantes, cerca de 13 mil foram diagnosticados com depressão.

Os participantes foram divididos em três grupos, com base em seus hábitos de estilo de vida: desfavoráveis (que adotavam poucos hábitos saudáveis), intermediários e favoráveis.

De acordo com o estudo, as pessoas no grupo intermediário tinham uma probabilidade 41% menor de desenvolver depressão em comparação com aquelas do grupo desfavorável. Já aqueles que estavam no grupo favorável apresentaram uma redução de 57% nas chances de desenvolver depressão.

Os cientistas constataram que, dentre todos os fatores de estilo de vida saudável destacados no estudo, o sono adequado era o mais significativo. Segundo a pesquisa, descansar entre sete e nove horas por noite reduz o risco de depressão em 22%, mesmo em casos de depressão que resistem ao tratamento convencional.

Embora os pesquisadores não tenham explicado precisamente como esses fatores ajudam a prevenir o desenvolvimento da depressão, eles enfatizam a importância do acompanhamento psicológico como uma medida preventiva adicional.

No Brasil, estima-se que a prevalência da depressão seja de aproximadamente 15,5%, conforme relatório do Ministério da Saúde.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Trabalhe Conosco