Mais segurança -

Uso de tecnologia na oftalmologia melhora o atendimento e os processos cirúrgicos

A tecnologia facilitou a vida de todos e trouxe avanços em muitos segmentos, inclusive na medicina. Na área da oftalmológica não é diferente, sendo indispensável para o exercício da oftalmologia moderna. A tecnologia trouxe melhora no tempo de atendimento, mais segurança em cirurgias e consequentemente mais eficiência nos resultados.

Neste dia 07 de maio, quando é comemorado o dia do oftalmologista, a especialista Amanda Paz fala dos benefícios de aplicar tecnologia nessa área.

Um dos principais é a eficiência e facilidade no atendimento ao paciente. Com um bom sistema online é possível enviar todas as informações de prontuário para um servidor que pode ser acessado pelo oftalmologista com facilidade na web.

“Outra beneficio é o uso de aplicativos para marcação de consultas, exames e avaliação do atendimento. O paciente tem a comodidade de agendar seu atendimento em qualquer lugar com o uso de celular. É uma forma ágil, fácil e sem custo nenhum”, explica a oftalmologista Amanda Paz.

A tecnologia também facilitou os processos cirúrgicos na oftalmologia com o uso de equipamentos a laser.  O índice de sucesso desses equipamentos é praticamente 100%, trazendo ainda uma melhora e mais rapidez na recuperação do paciente e resultados mais eficazes.

Um exemplo é a cirurgia para catarata, que hoje é a principal causa de cegueira reversível do mundo. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Agência Internacional de Prevenção da Cegueira (IAPB) cerca de 50% da população mundial tem incapacidade visual causada pela doença. No Brasil surgem aproximadamente 550 mil novos casos de catarata por ano. 

“O tratamento da doença é feito com cirurgia. O procedimento remove o cristalino opacificado e substitui por uma lente artificial transparente, restaurando a entrada de luz para o olho. O método mais moderno de cirurgia é a realizada a laser, com o femtolaser, aparelho avançado de alta tecnologia. Na cirurgia a laser é retirado o cristalino opaco com a ajuda dessa tecnologia e colocado uma lente intraocular no lugar da catarata removida. Nesse processo, ao invés do cirurgião realizar algumas etapas da cirurgia manualmente, é utilizado o laser que faz as incisões, retira a cobertura do cristalino de forma perfeitamente circular e central e deixa a catarata já fragmentada em vários pedaços. Essa técnica ainda possibilita a correção da miopia e astigmatismo contribuindo para que o paciente fique sem óculos", detalha a especialista.

Dra. Amanda acrescenta que a cirurgia a laser traz benefícios como: maior precisão, mais segurança, melhor resultado visual pós-cirurgia e liberdade dos óculos de grau. Também chamada de cirurgia de catarata Premium, o processo é rápido, dura em media 15 a 30 minutos, e o paciente tem alta no mesmo dia.

Esses são apenas alguns exemplos de tecnologias usadas na área e que trazem benefícios para o paciente.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco