Identifica doenças congênitas -

Triagem Neonatal visitará maternidades em julho para alertar sobre importância do teste do pezinho

O Serviço de Triagem Neonatal (SRTN) do Piauí, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), inicia, no mês de julho, visitas institucionais em todas as maternidades de Teresina para alertar sobre a importância do teste do pezinho. Esse exame essencial é realizado em recém-nascidos que pode identificar diversas doenças congênitas de forma precoce, permitindo o tratamento imediato e prevenindo complicações graves. 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência SenadoServiço de Triagem Neonatal visitará maternidades em julho para alertar sobre importância do teste do pezinho
Serviço de Triagem Neonatal visitará maternidades em julho para alertar sobre importância do teste do pezinho

“No entanto, é fundamental não apenas realizar o exame, mas também buscar o resultado prontamente", alerta a psicóloga Alessandra Fortes, coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal. O SRTN fica localizado no Hospital Infantil Lucídio Portella.

De acordo com a coordenadora, o teste do pezinho é um exame simples e rápido, realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. “Algumas gotas de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido é capaz de detectar doenças metabólicas, genéticas e endócrinas, que não apresentam sintomas aparentes no início da vida. Mas o diagnóstico precoce dessas condições é crucial para iniciar o tratamento antes que causem danos irreversíveis”, informa Alessandra Fortes.

Realizar o teste do pezinho é apenas o primeiro passo. Tão importante quanto fazer o exame é buscar o resultado. “Infelizmente, muitos pais não se atentam a essa etapa importante, o que pode comprometer a saúde do bebê e alguns só aparecem anos depois, por solicitação médica devido a complicações de saúde das crianças”, fala a coordenadora. 

Se o resultado do teste do pezinho indicar alguma alteração, é crucial  que o responsável pela criança tome medidas imediatas. “Se o resultado do exame do seu bebê for alterado, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe que está preparada para fornecer todo o suporte necessário, realizar novos exames confirmatórios e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível”, garante Alessandra. 

Para entrar em contato com o SRTN basta ligar para o telefone (86) 99428-7857 ou procurar o Hospital Infantil.

Agenda de visitas
Maternidade Wall Ferraz - Dirceu - dia 11.07 às 10:30
Maternidade do Satélite dia - 18.07 às 10:30
Maternidade do Promorar - dia 27.07 às 10:30

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco