Toxina botulínica pode ajudar no tratamento contra bruxismo
A toxina botulínica é uma proteína originada pela bactéria Clostridium botulinum, amplamente conhecida por seu uso estético. Popularmente chamada de botox, essa substância é eficaz na redução de rugas e marcas de expressão. Além disso, tem se mostrado uma alternativa promissora no tratamento do bruxismo.
O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ato de apertar e ranger os dentes, frequentemente durante o sono, podendo causar outros desconfortos, como dores na mandíbula, dores de cabeça e desgaste nos dentes. No tratamento do bruxismo, a toxina botulínica age relaxando temporariamente os músculos masseter e temporal, o que reduz a força de contração.
Conforme explica a doutora Mayla Carbone, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a toxina botulínica pode ser indicada para pacientes com bruxismo de moderado a grave que já experimentaram outros métodos de alívio.
“O uso da toxina ajuda a relaxar os músculos masseter e temporal, envolvidos no ranger e sensação de apertamento dos dentes, proporcionando alívio considerável dos sintomas, sem prejudicar a mastigação”, explica a médica.
Como é o tratamento
Basicamente, a substância é injetada nos músculos problemáticos, como o masseter e o temporal. Segundo Mayla, os efeitos do tratamento podem ser notados entre 3 e 7 dias após a aplicação, com alívio completo dos sintomas em até 4 semanas, conforme o relaxamento muscular aumenta.
Entretanto, a duração do efeito varia de paciente para paciente, podendo durar de 3 a 6 meses, após o que é possível repetir a aplicação caso os sintomas retornem.
Para aqueles com lentes de contato dentais, é essencial que o dentista faça uma avaliação cuidadosa da mordida e, se necessário, recomende tratamentos complementares, como o uso de placa para bruxismo ou até mesmo a toxina botulínica para controle muscular. Essas abordagens auxiliam na preservação das lentes e no controle dos impactos do bruxismo na dentição.
Por fim, a especialista destaca a importância de buscar um profissional qualificado para a aplicação da toxina botulínica em casos de bruxismo, uma vez que o processo exige uma avaliação detalhada, inclusive com ajustes nas doses, se necessário.
“A toxina botulínica oferece um bom alívio para quem sofre de bruxismo, reduzindo dores e melhorando a qualidade de vida. Mas é fundamental que cada caso seja avaliado individualmente”, conclui.
Fonte: Alto Astral