'Importância de se prevenir' -

Sesapi realiza ação para população em alusão ao Dia Mundial da Diabetes

Nesta terça-feira (14/11), a Secretaria de Estado da Saúde está promovendo uma atividade em comemoração ao Dia Nacional da Diabetes, oferecendo uma série de atividades abertas ao público no Teresina Shopping. O evento é uma colaboração com várias outras entidades, incluindo faculdades, a Associação dos Diabéticos do Piauí, a Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, entre outras. As atividades começarão às 16h, no segundo andar do shopping, perto do estacionamento coberto.

Entre os serviços disponíveis estarão aferição de pressão, teste de glicemia, consultas com endocrinologista, avaliação de pé diabético, avaliação nutricional, auriculoterapia, avaliação e recomendação sobre a realização de atividade física.

Foto: FreepikImagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

“A nossa ideia é reforça junto à população, a importância de se prevenir contra a diabetes e buscar sempre o acompanhamento médico, seja para dar seguimento ao tratamento, realizar o diagnóstico precoce ou trabalhar o reforço da prevenção da doença”, fala Luciana Sena, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso.

População deve ficar atenta ainda aos fatores de risco da diabetes

Além dos cuidados, a população deve ficar atenta ainda aos fatores de risco da diabetes, como obesidade; histórico familiar; problemas cardiovasculares e hábitos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo e má alimentação, que podem levar a doença ou complicações uma vez que a pessoa já seja diagnosticada.

“Ter esses cuidados, além de buscar os serviços de saúde com uma frequência é essencial para evitar complicações. Nossos dados mostram o aumento de internações de pessoas com diabetes pelos mais diversos fatores, pé diabético, hiperglicemia, limpeza. Esses dados mostram o ponto positivo da busca pelos serviços de saúde, mas ainda chamamos a atenção para as medidas preventivas para evitar complicações ou o surgimento da doença”, explica Meire Silva, supervisora da área técnica de diabetes da Sesapi.

Fonte: AsCom/Sesapi

Comentários

Trabalhe Conosco