
Sesapi aplica provas para residência médica na Uespi em Teresina neste domingo (9)
As provas para o processo seletivo de residência médica, conduzido pela Escola de Saúde Pública (ESP) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Secretaria de Administração (SEAD), foram aplicadas, neste domingo (09/03), no Campus do Pirajá, na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina. As vagas são destinadas ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), ao Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM-PI) e ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O processo seletivo para residência médica é para atuação nas áreas de Cardiologia e para residência multiprofissional nas áreas de Oncologia, Saúde Mental e Atenção Psicossocial e Ortopedia/Traumatologia. Ao total, participaram 412 candidatos. Na área multiprofissional, foram inscritos 148 enfermeiros, 137 fisioterapeutas, 100 psicólogos e 21 educadores físicos.
Para a diretora da ESP, Miriam Dias, a entrada de novos residentes é um fator essencial para a qualificação do serviço de saúde. Além de trazerem atualizações científicas, os residentes contribuem para um atendimento mais dinâmico e eficiente.
“Tanto a residência médica como a multiprofissional apresentam aprendizado supervisionado, o que incentiva a troca de conhecimento entre profissionais experientes e novos profissionais. Esse ambiente de ensino fortalece a qualidade da assistência prestada, já que os residentes estão em constante atualização, aplicando as melhores evidências científicas na prática clínica”, destaca Miriam Dias.
A presença de residentes estimula a busca por inovações e aprimoramento dos protocolos institucionais, tornando o serviço mais seguro e resolutivo. O aprendizado contínuo, aliado à supervisão qualificada, resulta em uma assistência mais humanizada e eficaz para os pacientes.