-

Secretaria tranquiliza população sobre caso de varíolas dos macacos no Piauí

Após a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmar na manhã desta quinta-feira (04/08) que o primeiro caso de varíolas dos macacos no Piauí é de um homem de 46 anos, que reside em Batalha, à secretária de Saúde, Dra. Luana Machado e o coordenador de imunização, Kelton Costa, realizaram uma transmissão ao vivo por meio da página da Prefeitura de Batalha no Facebook para tranquilizar a população sobre esse caso e orientar sobre a prevenção da doença. As informações são do Diário de Caraíbas.

Segundo o coordenador de imunização do município, Kelton Costa, o paciente já está em fase de cura e não está mais em fase de transmissão da doença. “Eu queria iniciar essa live já tranquilizando a população, e dizer que o paciente já está em fase de cura e não está mais transmitindo. Ele já está a mais de duas semanas sem apresentar sintomas e nem lesões”, iniciou.

Ainda de acordo com Kelton Costa, o paciente teria procurado uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município no início do mês de julho, relatando que está sentindo os sintomas da doença após ter chegado de viagem e ter tido contato com pessoas de outro país. “O paciente procurou uma das nossas Unidades Básicas de Saúde no mês passado, em julho, e relatou os sintomas que ele estava sentindo e que tinha tido contato com pessoas de outro país”, argumentou.

Após relatar os sintomas, o médico orientou que o paciente ficasse em isolamento social, e notificou o coordenador de imunização, Kelton Costa, que de imediato entrou em contato com o paciente e iniciou as coletas de exames. Os exames foram realizados na residência do paciente ainda no início de julho e enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN), o resultado saiu na manhã desta quinta-feira (04) por volta das 10h30.

“A família do paciente não apresentou nenhum sintoma, assim como também pessoas que tiveram contato próximo com ele. No município não teve nenhum outro individuo que teria apresentado sintomas que fosse sugestivo à doença”, relatou Kelton Costa.

Tanto o paciente infectado como seus familiares e pessoas que tiveram contato com ele, foram acompanhados de perto pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Dra. Luana Machado ressaltou que o paciente que está residindo no município, já veio de viagem infectado, mas que o caso já está sob controle. “Esse paciente é uma pessoa que hoje está residindo no município, mas não é um paciente daqui. O paciente realmente viajou para fora, teve algum contato e veio com essa situação em especifico, mas que já está sob controle”, destacou.

Luana ainda argumentou que após a confirmação do caso ser divulgado, o município esta passando por um momento de muito alvoroço. “Estamos vivendo um momento de muito alvoroço, até porque estamos nos preparando para a Festa do Bode. Desde que saiu (resultado) nossos telefones não pararam de tocar, são pessoas perguntando se vão cancelar a festa”, ressaltou.

A secretária de Saúde destaca que todas as medidas cabíveis foram tomadas e que a Festas do Bode está mantida. Ela ressalta ainda que qualquer outra situação de risco que aconteça no município, a Secretaria irá comunicar a população. 

Receba notícias do 180graus no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: t.me/noticias180graus.

PostMídia: (86) 9 9800-9535

Comentários