Importância da prevenção · 24/10/2021 - 13h53

Saúde realiza mais de 80 preventivos no ‘Dia D do Outubro Rosa’ no Piauí


Compartilhar Tweet 1



O mês de outubro é usado para lembrar as mulheres da importância da prevenção ao câncer de mama e do colo de útero, neste mês é realizado o “Outubro Rosa”. Para ajudar as mulheres a se lembrarem da importância da prevenção desta doença a Prefeitura de Betânia do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza anualmente diversas ações voltadas para as mulheres. As informações são do Cidades em Foco.

Na manhã deste sábado, 23 de outubro, a Secretaria de Saúde promoveu o Dia ‘D’ de Preventivos, na Unidade Básica de Saúde Dirceu Arcoverde, no Centro da cidade. Desta vez, foi realizado exames preventivos e avaliação mamaria, intensificando as ações de prevenção e diagnóstico precoce ao Câncer de Mama e de Colo de Útero no município.

A primeira dama Taciana Carvalho participou do momento ao lado da vice-prefeita Luzinete Rodrigues e do secretário de saúde Claudimar Xavier. Taciana falou que as pessoas costumam falar no dia a dia sobre o amor de Deus, amor de mãe, amor de filhos, amor de amigos e muitas vezes deixa de lado o amor próprio.

Primeira dama Taciana Carvalho

“O amor próprio a gente pode demostra com o auto cuidado, escovar o cabelo querer está bonita e, principalmente, o auto cuidado com a saúde. Então esse dia é para incentivar para que todas a mulheres tenham essa consciência de que é preciso fazer um trabalho preventivo antes que possa vir acontece uma situação de um diagnóstico mais grave”, comentou a primeira dama.

O enfermeiro Domício Cordula parabenizou a secretaria de saúde e prefeitura pela realização do grandioso evento dedicado à todas as mulheres. “Esse acesso ao exame que é de extrema importância. Muitos por conta do preconceito deixam de fazer o exame e quando descobre que tem algum problema já passou do tempo de fazer o tratamento correto. e o preventivo já está dizendo é uma prevenção. Então todas as mulheres estão de parabéns por ter atendido o chamado da Secretaria de Saúde”, pontua o enfermeiro.

De acordo com o secretário de saúde Claudimar Xavier, no evento foram realizados mais de 80 preventivos e mais e 40 avaliações mamaria nas mulheres do município. “Visando cuidar da saúde das mulheres do nosso município, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o dia D de prevenção, celebrando assim, o Outubro Rosa, para todas as mulheres poderem ser acompanhadas com um pouquinho mais de atenção e dedicar esse dia exclusivamente para elas”, finaliza o secretário.

Comentários