Participação é essencial -

Realizada oficina de implantação de Comitês Municipais de Prevenção da Mortalidade Materno Infantil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta segunda-feira (04/12), a oficina de implantação dos comitês municipais de prevenção à mortalidade materna, infantil e fetal do Piauí. O objetivo é levar para cada município a responsabilidade de discutir e acompanhar cada caso de óbito materno, infantil e fetal registrado, qualificando os dados com o máximo de informações possíveis, o que permitirá uma melhor tomada de decisões e ações por gestores para o enfrentamento dessa problemática. A oficina foi realizada de modo virtual.

Os representantes de todos os municípios receberam orientações de como realizar a implantação do seu comitê, além de acompanharem apresentações expondo o panorama da mortalidade materno, infantil e fetal no estado, mostrando a situação de cada região de saúde, a legislação dos comitês e entender o fluxo de investigação e declaração dos óbitos, reforçando o papel do município nesse trabalho de vigilância.

Foto: SesapiSesapi realiza oficina de implantação de Comitês Municipais de Prevenção da Mortalidade Materno Infantil e Fetal no Piauí
Sesapi realiza oficina de implantação de Comitês Municipais de Prevenção da Mortalidade Materno Infantil e Fetal no Piauí

O presidente do Comitê Estadual de Prevenção à Mortalidade Materno, Infantil e Fetal, o médico obstetra Arimatéia Santos, destaca que esse é um momento de suma importância para todo o processo de vigilância e trabalho de redução da mortalidade no Piauí.

“A participação dos nossos municípios é essencial nesse processo, uma vez que eles estarão acompanhando os casos mais de perto, permitindo que seja feita uma avaliação minuciosa de cada óbito, produzindo dados mais fidedignos que permitem o comitê estadual entender a real situação do estado, e dessa forma, possam ser tomadas ações e decisões que mais se adéquam a cada situação para a redução da mortalidade”, explica Arimatéia Santos.

Os trabalhos para a implantação dos comitês também já foram iniciados em nível regional no estado. A próxima etapa do processo ocorrerá, nesta terça-feira (05/12), em um momento junto aos hospitais para orientações na implantação dos comitês hospitalares.

“Nosso objetivo principal é produzir uma rede integrada totalmente capacitada em todos os níveis do estado, com regiões de saúde, municípios e unidades hospitalares trabalhando juntos nesse processo de investigação e redução da mortalidade materno infantil e fetal do Piauí”, fala Joselma Oliveira, vice-presidente do Comitê Estadual de prevenção de Mortalidade Materno Infantil e Fetal.

Fonte: Sesapi

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco