Inclusive se a saúde for boa -

Podemos Morrer de Susto?

Um bom susto pode nos matar, inclusive se a nossa saúde é boa. Algo que deve ser considerado no Halloween. Se o susto é suficientemente grande, pode desencadear uma onda massiva de adrenalina, o que pode fazer com que o coração pare de bater.

As mulheres são muito mais suscetíveis a morrer de medo, especialmente as mulheres na menopausa, pois perderam a cardioproteção dos estrogênios.
É mais comum do que pensamos.

Cerca de 1% dos homens e 7% das mulheres com ataques cardíacos são consequência de uma cardiomiopatia por estresse.

Os estudos mostram que este número aumenta ligeiramente uma semana após um evento catastrófico, como um terremoto ou um ataque terrorista, e inclusive pode aumentar nos dias que têm um significado cultural negativo, como uma sexta-feira 13 ou o Dia das Bruxas (Halloween).

O evento desencadeante não necessariamente tem que ser uma má notícia ou um grande susto. Podem haver casos de cardiomiopatia por estresse depois de grandes notícias, como ganhar uma festa ou um veredicto de inocente em um julgamento. É conhecida como a “síndrome do coração partido”.

Tecnicamente se denomina cardiomiopatia por estresse, já que geralmente se produz imediatamente depois de um evento emocional intenso, como a morte de um ente querido.

Aparentemente se produz como consequência de uma ativação excessiva e descontrolada do sistema nervoso simpático, a parte do cérebro responsável por controlar algumas respostas do corpo, como a frequência cardíaca, a respiração, a transpiração.

A sobre ativação simpática produz um aumento dos hormônios relacionados ao estresse, que, embora em determinadas situações podem benéficos, no caso de uma cardiomiopatia por estresse, essa resposta exagerada pode prejudicar o coração.

Fonte: Saúde dicas

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco