Piauí será um dos estados-piloto para federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde
Nesta quinta-feira (16/11), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) marcou presença na primeira reunião virtual do subcomitê de federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma iniciativa do Ministério da Saúde. Os estados de Piauí, Bahia, Goiás e Pernambuco foram selecionados como os primeiros quatro estados-piloto para o projeto.
Diminuição das desigualdades entre os territórios
A RNDS é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde e é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. A federalização visa integrar aspectos normativos, de governança, e de soluções tecnológicas, de forma a diminuir as desigualdades entre os territórios.
“Este projeto visa o compartilhamento de dados de saúde entre estados, permitindo que o profissional de saúde visualize informações dos pacientes em atendimento nas redes públicas por meio de um prontuário único com todo o histórico anterior”, explicou Odisley Soares Silva, diretor de Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação da Sesapi.
Apresentados os macroprocessos
Durante a reunião foram apresentados os macroprocessos dos estados-piloto e a plataforma para disseminação dos dados, bem como potencialidades e expectativa em relação à federalização da RNDS, que respeitará o consentimento do paciente e observará as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Fonte: AsCom/Sesapi