21 para 29 procedimentos -

Piauí registra aumento nos transplantes de córnea, rins e doações de órgãos em 2025

O Piauí apresentou crescimento significativo nos números de transplantes de córnea, rins e doações de múltiplos órgãos no primeiro semestre de 2025, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Central Estadual de Transplantes.

Entre janeiro e junho, foram realizados 151 transplantes de córnea — um aumento de 11,03% em relação aos 136 registrados no mesmo período de 2024. Já os transplantes renais saltaram de 21 para 29 procedimentos, representando um crescimento de aproximadamente 38,10%. As doações efetivadas de múltiplos órgãos também subiram, passando de 21 para 26, o que equivale a um aumento de 23,81%.

Foto: Reprodução / Governo do PiauíReprodução / Governo do Piauí

Para a coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, os dados demonstram um cenário positivo.
“Tivemos avanços em todas as frentes. Se mantivermos esse ritmo, podemos ultrapassar os 300 transplantes de córnea até o final do ano. No caso dos rins, os resultados também são animadores, mas seguiremos trabalhando para aumentar ainda mais esse número. As doações de múltiplos órgãos também estão evoluindo bem e nossa meta é alcançar índices ainda melhores até dezembro”, explicou.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, reforçou a importância da doação.
“Mesmo diante dos desafios, esse crescimento reflete o empenho das equipes de saúde e o compromisso da rede estadual. A doação de órgãos é um gesto nobre que salva vidas, e é fundamental conscientizar a população sobre essa causa”, concluiu.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco