Secretaria da Saúde -

Piauí recebe 25 mil doses da nova vacina contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde

No sábado (11/05), a Secretaria da Saúde (Sesapi) recebeu um total de 25.200 doses da vacina monovalente contra a Covid-19, produzida pela Moderna. Mais 14.800 doses estão previstas para chegar ao estado entre esta segunda-feira (13/05) e terça-feira (14/05), totalizando 40 mil doses. As informações são do Governo do Piauí.

Foto: Governo do PiauíGoverno do Piauí

A distribuição da nova vacina foi autorizada após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). O imunizante foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desde janeiro deste ano, o Ministério da Saúde incluiu a imunização contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a pasta passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos ou mais. Aqueles com maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses aplicadas anteriormente, também podem se vacinar. 

“Desde 1º de janeiro deste ano, as pessoas do grupo prioritário e crianças entre seis meses e menores de cinco anos foram incluídas no Calendário Nacional de Vacinação para serem imunizadas contra a Covid-19”, explica Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, lembra que as vacinas são seguras e é importante que os inclusos nos grupos realizem a imunização.

“É fundamental que toda a população, principalmente os grupos prioritários, procure os postos e se proteja contra a Covid-19. Graças à vacinação conseguimos diminuir os casos de internação e mortes pela doença”, reforça a gestora.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco