Entidade está atenta · 08/07/2020 - 11h32

OMS admite possibilidade de transmissão de coronavírus pelo ar


Compartilhar Tweet 1



Em coletiva no início da tarde desta terça-feira (7), a coordenadora da unidade de prevenção e controle de infecções da Organização Mundial da Saúde (OMS), Benedetta Allengranzi, afirmou que a entidade está atenta às evidências de que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar. A fala veio cerca de um dia depois de um grupo de 229 cientistas enviar uma carta à OMS, pedindo para que a entidade inclua em nas recomendações de segurança a ventilação de ambientes e o uso de máscaras. As informações são do SBT.

Segundo Benedetta, "nós reconhecemos que há evidências emergentes nesse campo, como em todos os outros campos relativos ao vírus da Covid-19 e à pandemia, e, portanto, acreditamos que temos de estar abertos a essas evidências e entender suas implicações". Por outro lado, ela reforçou que as informações não são definitivas e que novos estudos precisam ser feitos.

Ainda na coletiva, a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, explicou como são definidos os padrões, orientações e recomendações do órgão. De acordo com ela, tudo é baseado em um processo bem estabelecido, que está melhorando e consiste na revisão de até mil artigos científicos diariamente. "Quando você tem um grande número de estudos, você os junta e tem um método estatístico de tentar ver onde as evidências estão apontando, em que direção", disse.

 


Comentários