Nova vacina contra a mpox diminui transmissão do vírus, aponta estudo
Uma nova vacina contra a mpox desenvolvida pela farmacêutica Moderna apresentou resultados promissores em estudos realizados com macacos. As informações foram publicadas nesta quarta-feira (04/09) na revista Cell, renomada na comunidade científica. As informações são do Metrópoles.
A nova vacina demonstrou maior eficácia no combate à doença em comparação com a Jynneos, um imunizante adaptado da vacina contra a varíola para tratar a mpox. Durante os testes, a nova vacina conseguiu reduzir as lesões cutâneas e a replicação viral do vírus mpox em animais infectados. Ela pode ser utilizada tanto para tratar quanto para prevenir a doença em indivíduos expostos ao risco de contágio.
Diferente do imunizante anterior, a nova vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), semelhante à usada nas vacinas contra a Covid-19, para estimular a resposta imunológica. A tecnologia de mRNA permite ao corpo produzir anticorpos mais eficazes contra o vírus. Em comparação com a Jynneos, a mRNA-1769 gerou anticorpos mais eficazes, proporcionando um controle superior das lesões.
Além disso, a nova vacina reduz a presença do vírus mpox no sangue e nas vias respiratórias, diminuindo as chances de transmissão. Ensaios clínicos em humanos estão previstos para 2025, quando a segurança e a eficácia serão avaliadas. Embora os resultados sejam promissores, a vacina continuará em testes clínicos até pelo menos 2025, quando serão divulgados os resultados de segurança em humanos.