Dona Evangelina Rosa -

NMDER reduz em 50% a mortalidade materna e 25% a mortalidade infantil nos primeiros cinco meses

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), tem observado uma diminuição nas taxas de mortalidade materna e infantil, resultado de melhorias estruturais, capacitação profissional e cooperação em rede. A comparação entre os dados de 2023 e os de 2024 (de janeiro a maio) revela uma tendência de queda nos indicadores de mortalidade. As informações são da Portal da Saúde.

Foto: Saúde.PISaúde.PI
Saúde.PI

Os óbitos maternos reduziram em 50% em comparação aos cinco primeiros meses de 2023, e os óbitos infantis reduziram em 25,5% no mesmo período. A NMDER realiza, em média, 570 partos por mês, o que representa um aumento de 15% no número de partos em relação ao ano anterior, demonstrando uma maior capacidade de atendimento.

As principais causas de óbitos maternos são síndromes hipertensivas (eclâmpsia e pré-eclâmpsia), infecções durante a gravidez e hemorragias. Muitas gestações de alto risco requerem interrupção precoce, resultando em prematuridade e suas complicações, que aumentam a morbimortalidade e a cronicidade ao nascimento.

A combinação de uma infraestrutura moderna, qualificação contínua dos profissionais, gestão eficiente, uma boa equipe multiprofissional e trabalho em rede tem sido crucial para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil na nova maternidade. Esses avanços demonstram o impacto positivo de investimentos bem direcionados na saúde pública e o compromisso com a melhoria dos indicadores de saúde no estado.

"Nosso interesse e cuidado estão voltados para contribuir na melhoria do cuidado prestado na rede de assistência à gestante e ao neonato com vista à redução dos indicadores de mortalidade nesse grupo. É importante que toda a rede funcione de forma conectada, tanto no que diz respeito à atenção primária, secundária e terciária. A nossa maternidade realiza a assistência de alta complexidade", afirmou Carmen Viana, diretora da NMDER.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco