
Mulher descobre que queimação nos pés era causada por vermes no cérebro
Uma mulher de 30 anos, dos Estados Unidos, descobriu que a sensação de queimação nos pés, que a afligia há dias, era causada por vermes parasitas no cérebro. O caso, registrado no The New England Journal of Medicine, foi atendido em janeiro de 2025 no Hospital Geral de Massachusetts. A paciente, que não teve sua identidade divulgada, inicialmente não sabia a origem dos sintomas quando procurou ajuda médica.

A mulher começou a sentir a queimação nos pés uma semana após retornar de uma viagem ao Havaí, Tailândia e Japão. Ela atribuiu o mal-estar ao cansaço da jornada, mas os sintomas persistiram. Em consultas anteriores, recebeu apenas um anti-inflamatório e foi mandada de volta para casa. No entanto, a dor se intensificou, atingindo também os braços, além de febre e fortes dores de cabeça.
Durante o atendimento posterior, a paciente teve um episódio de confusão mental após tomar um medicamento para insônia. Exames de imagem e uma punção lombar revelaram a presença de vermes Angiostrongylus cantonensis, causadores da meningite eosinofílica, uma infecção rara associada ao consumo de alimentos contaminados com parasitas, como vegetais ou frutos mal higienizados.
Os médicos suspeitam que a infecção tenha ocorrido no Havaí, onde a paciente consumiu alimentos crus, como frutas e sushis, aumentando o risco de exposição ao parasita. A doença, também conhecida como meningite do caramujo, é rara, mas pode ser grave, exigindo tratamento adequado para evitar complicações.