Todo cuidado é pouco -

Médica ensina 3 passos para você se proteger do câncer no colo do útero

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). As informações são do VIX.com. 

Geralmente relacionada à presença de alguns tipos de vírus HPV, o câncer de colo de útero ocorre quando há uma mutação genética nas células da região. Em seu perfil no instagram, a ginecologista Luciana Deister afirma que é possível se proteger da doença adotando 3 simples medidas:

Como evitar o câncer de colo de útero

1. O primeiro passo, segundo a médica, é se prevenir. Além de se vacinar contra o HPV, é fundamental sempre usar camisinha em todas as relações sexuais e estar em dia com o exame de Papanicolau. A vacina contra HPV é distribuída gratuitamente para meninas com idade entre 9 e 14 anos, mas adultos que não tomaram a vacina na infância também podem receber a imunização. 

2. Outra medida simples que ajuda a diminuir os riscos de morte por câncer no colo do útero é a identificação precoce da doença. Segundo a profissional, exames de rotina junto a um ginecologista favorecem um diagnóstico precoce e, consequentemente, maiores chances de cura. 

3. Observe e ouça o próprio corpo. A ginecologista explica que, a princípio, o câncer de colo de útero se desenvolve lentamente sem sinais iniciais, por isso é preciso investir tempo conhecendo seu corpo e observando sinais que podem ser atípicos, como dores abdominais, sangramento e secreção vaginal fora do normal. 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco