-

Lacen continua com estoque reduzido de testes para diagnóstico da dengue

Notícia da Manhã - No final do mês de abril a ecretaria de Estado da Saude do Piauí (Sesapi), emitiu um comunicado as unidades saúde orientando que só serão realizados testes para detectar a dengue em pacientes que estivessem hospitalizados com sintomas graves, gestantes ou então em casos de óbitos supostamente causados pela doença.

Em entrevista, o superintendente de atenção à saúde da Sesapi, Herlon Guimarães falou sobre a previsão de normalidade sobre esta situação.

    Reprodução

"Não existe nenhuma mudança em relação à orientação, permanecemos com a nota técnica ainda válida, fizemos a orientação a todos os nossos municípios, seguimos fazendo avaliação de casos graves, de gestantes, pois isso é muito importante. Nós temos também que observar a presença do Zika vírus e lembrar de 2015 dos casos de microcefalia, seguimos fazendo também avaliação de óbtos.

"É importante a gente trazer uma transparência para toda a população, o exame é sim muito importante para que nós possamos identificar a dengue, a zika e a chikungunya, mas eu queria dizer para população que não é por falta do exame que ela não vai ter um atendimento de qualidade nas unidades de saúde, os nossos profissionais médicos eles estão aptos a identificar e avaliar clinicamente.  A clínica ela é soberana, mas existe o aparato de todos os outros exames, como de sangue e hemograma. Temos também os marcadores de transaminases, todos esses exames eles orientam a conduta certa que o médico deve tomar.

Então uma sintomatologia que é característica destas arboviroses, com certeza toda a equipe médica ela vai ter é um aparato de outros exames, exames esses que vão ajudar na conduta no segmento dos casos.", disse.

PostMídia: (86) 9 8803-2794

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco