Kiwi melhora o sono, disposição e o sistema imunológico, segundo especialistas e estudos
O kiwi é uma fruta originária da Ásia, rica em potássio, magnésio e vitamina B6, nutrientes que desempenham papéis importantes no relaxamento do corpo e na produção de melatonina, hormônio responsável por induzir o sono. Essas características tornam o kiwi um ótimo aliado para quem busca melhorar a qualidade do sono.
De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, que atende em São Paulo, o kiwi é uma das melhores frutas para auxiliar na regulação do sono. “A nutrição desempenha um papel importante para a qualidade do sono. Pessoas com dificuldades para dormir ou que despertam várias vezes durante a noite devem buscar alimentos ricos em B12, B6, ácido fólico, triptofano e magnésio”, explicou Stavro em entrevista ao Metrópoles.
Além de ajudar no sono, o kiwi também oferece outros benefícios, como ser uma excelente fonte de fibras e vitamina C, o que contribui para a saúde intestinal e o fortalecimento do sistema imunológico. Com aproximadamente 46 calorias por unidade, o kiwi é uma ótima opção para incluir em dietas de emagrecimento, oferecendo benefícios com poucas calorias.
Estudos da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, demonstram que o consumo de kiwi pode melhorar o humor e a disposição. Em uma pesquisa realizada com 155 adultos, aqueles que consumiram dois kiwis por dia começaram a sentir efeitos positivos no ânimo e no sono já no quarto dia de ingestão. “É ótimo que as pessoas saibam que pequenas mudanças na dieta, como adicionar kiwis, podem fazer a diferença na forma como se sentem todos os dias”, comentou Tamlin Conner, co-autora da pesquisa.
Fonte: Metrópoles