“Levei um tombo inesperado" -

Jornalista descobre câncer de pulmão após cair de bicicleta

A jornalista Mariana Vicara, 41 anos, estava inspirada a levar uma vida mais saudável em 2023. No início do ano, ela voltou a se exercitar e a pedalar por Brasília. Um acidente de bicicleta, entretanto, provocaria uma reviravolta em seus planos.

Foto: Mariana Vicara/ Imagem cedida ao MetrópolesJornalista descobre câncer de pulmão após cair de bicicleta
Jornalista descobre câncer de pulmão após cair de bicicleta

Após o tombo, Mariana foi levada a uma emergência médica e, durante exames para verificar a suspeita de uma fratura na costela, os médicos descobriram um tumor em estágio inicial no pulmão dela. “Levei um tombo inesperado. Fui projetada da bicicleta, bati a costela no guidão e fui para o chão”, lembra.

O diagnóstico foi um baque para Mariana, que não tinha nenhum fator de risco aparente para a doença. “A médica disse que não queria me assustar, mas tinha chamado a parte oncológica do hospital”, recorda.

Um exame de diagnóstico por imagem, o pet-scan, feito dias depois, confirmou que Mariana tinha um tumor maligno (adenocarcinoma) de 2,4 centímetros no pulmão esquerdo, do lado contrário à fratura na costela. O câncer de grau 2 ainda era considerado pequeno.

“No final da biópsia, o médico falou: ‘Mariana, é câncer’. Nesse momento, falei: ‘Bora lá! O que tiver que ser feito, vou encarar. Senti que era capaz de passar por isso e levar a mensagem de que a gente precisa de se cuidar e prevenir. O diagnóstico assusta, não é fácil. Porém, a gente sente uma energia para conseguir encarar o que tiver que ser feito”, pontua a jornalista.

Leia a matéria completa em Metrópoles

Fonte: Metrópoles

Comentários

Trabalhe Conosco