Acontece de 05 a 06 de junho -

I Fórum Piauiense da Atenção Primária à Saúde reúne mais de 700 profissionais em Teresina

Mais de setecentos profissionais de saúde estão discutindo ações para melhorias da saúde piauiense durante o I Fórum Piauiense da Atenção Primária a Saúde. O evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) acontece de 05 a 06 de junho, em Teresina. 

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (05), durante a abertura do Fórum, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, falou da importância dos investimento na Atenção Primária. “Ficamos contentes com a participação em massa dos gestores e profissionais da saúde de todo o Piauí, que estarão nesses dois dias compartilhando experiências exitosas para melhorar a atenção primária, pois quanto mais ações para melhorar a saúde lá no município, mais reduziremos os custos de tratamentos dentro dos hospitais”, disse o gestor. 

O  I Fórum Piauiense da Atenção Primária a Saúde tem como objetivo dar ênfase aos programas que funcionam na atenção primária como o eMULTI, Incentivo a Atividade Física, Academia de Saúde, Saúde Bucal, EMAD e Saúde digital. “Esta é uma oportunidade dos profissionais que atuam na ponta discutirem ações dentro desses programas, junto com os técnicos do Ministério da Saúde para levarmos melhorias à saúde da população piauiense”, pontua a gerente de Atenção Primária da Sesapi, Bhassia Barroso. 

Foto: Reprodução

A superintendente de Atenção Primária Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos destaca que uma das estratégias buscadas, com o Fórum, junto aos profissionais que atuam na ponta, é a ampliação do acesso, a qualidade das ações e serviços públicos de saúde revertendo o modelo com enfoque curativo,individual e hospitalar para o modelo  preventivo, coletivo, territorializado e democrático.

“Este é um espaço de discussão, conhecimento sobre a operacionalização das ações estratégicas implementadas nos 224 municípios piauienses. Além das discussões visa orientar e qualificar profissionais das equipes de saúde, como também  promover o debate junto ao Ministério da Saúde sobre as potencialidades e possibilidades da Atenção Primária à Saúde. Nossa prioridade fortalecer a Atenção Primária no Piauí”, ressalta a superintendente.

Foto: Reprodução

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco