No Ambulatório Integrado · 14/06/2021 - 19h36

Hospital Infantil e HGV realizam triagem nesta terça(15) para mutirão de cirurgias para crianças


Compartilhar Tweet 1



O Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizam nesta terça-feira, dia 15 de junho, uma triagem de crianças e adolescentes com deformidades na coluna, para realização do mutirão de cirurgia a ser realizada em agosto.

Os pacientes começarão a ser atendidos a partir de 7h, no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul), anexo ao Hospital Getúlio Vargas. Uma equipe médica irá avaliá-los.

A iniciativa faz parte do Projeto Mude a Curva, uma ação integrada da Associação Brazilian Spine Study Group (BSSG), com o apoio da NuVasive, empresa de dispositivos médicos, e participação de profissionais voluntários, dentre ortopedistas, anestesistas e eletrofisiologistas, que irão realizar cirurgias para tratamento das deformidades na coluna.

De acordo com o cirurgião ortopédico e um dos coordenadores do mutirão, Alexandry Carvalho, tanto as crianças e adolescentes que foram convocadas como as que não foram devem comparecer ao local, pois serão incluídas no mutirão em agosto, dependendo do caso. “É bom que levem os exames já realizados, documento de Identificação e o Cartão do SUS”, explica o médico.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que, neste primeiro momento, as crianças e adolescentes passarão por uma triagem para análise do caso e o tipo de tratamento que serão submetidas. “Após a consulta, as crianças e adolescentes selecionados serão operados em agosto”, explica o gestor.

Participarão do Projeto, os cirurgiões especialistas em coluna do HGV, Ayrana Aires, Anderson Carvalho, Frederico leite, Hugo José, Wilson Rodrigues e Alexandry Carvalho (Lineu Araújo) e os médicos fundadores do grupo BSSG, Carlos Romeiro (Recife-PE), Fernando Herrero (Ribeirão Preto – SP), Ricardo Acácio (Joinville- SC), Murilo Daher (Goiânia-GO), Rodrigo Amaral e Raphael Pratali (São Paulo-SP).

As cirurgias acontecerão em agosto tanto no HGV como no Hospital Infantil.


Fonte: Governo do Piauí

Comentários