
Hospital Getúlio Vargas realiza três captações e seis transplantes em 48h
Nas últimas 48h, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) conduziu três operações de captação de múltiplos órgãos e realizou seis transplantes renais. Os beneficiários dos rins são todos residentes do Piauí, e os procedimentos foram realizados nas instalações do próprio hospital. Quanto aos três fígados coletados, foram disponibilizados à Central de Transplantes Nacional (CTN) e transportados para o estado do Ceará, onde esses transplantes específicos são realizados.
Melhor qualidade de vida
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, acompanhou de perto as captações e os transplantes. “Nas últimas 48 horas foram realizados três captações de órgãos, o que possibilitou a realização de seis transplantes renais. Isso é reflexo de investimentos do Governo do Estado em relação à captação e transplantes de órgãos no Piauí”, destaca.
Uma equipe composta por cirurgiões gerais e vasculares, anestesistas, enfermeiros, instrumentadores, perfusionistas e técnicos de enfermagem participou dos procedimentos. “É uma satisfação, pois estamos contribuindo para que seis pacientes saiam da sala de hemodiálise e tenham uma melhor qualidade de vida com seus familiares”, explica Renato Duarte, cirurgião vascular.
Superintendente de gestão da rede média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo ressalta o papel do HGV na captação e transplante de órgãos no estado. “O hospital cumpre seu papel, com serviços de alta complexidade em pleno funcionamento. Nosso compromisso é garantir a realização desses procedimentos, que ajudam a salvar muitas vidas”, destaca o gestor.