Glioblastoma de alto grau -

Homem descobre tumor cerebral grave após confundir sintomas com gripe

O glioblastoma de alto grau é o tipo de câncer cerebral mais agressivo, caracterizado pelo crescimento rápido e pela resistência ao tratamento. O norte-americano Adam Chapman, de 43 anos, foi diagnosticado com o tumor meses depois de ter atribuído os sintomas a uma gripe.

Adam começou a sentir dores de cabeça em dezembro de 2022. Na época, ele acreditou que o incômodo estivesse relacionado a uma simples gripe ou ao estresse do trabalho. No entanto, em fevereiro do ano seguinte, após a intensificação do sintoma, ele foi levado às pressas para o hospital, onde recebeu o diagnóstico de glioblastoma de alto grau.

Desde então, Adam foi submetido a duas cirurgias – a mais recente foi realizada no mês passado – , além de sessões de radioterapia e quimioterapia. A memória, cognição e visão também foram severamente afetadas depois que ele sofreu um derrame durante um dos procedimentos.

“Atribuí as dores de cabeça ao estresse relacionado ao trabalho, ao cansaço e a uma possível gripe durante o Natal”, disse Adam em entrevista ao jornal Daily Mail. “Meus pensamentos estavam confusos e as coisas não pareciam fazer sentido. Eu estava lentamente começando a perder o controle do meu cérebro e do meu corpo”.

O norte-americano costumava treinar na academia cinco dias por semana e competia em corridas de 10 km antes do diagnóstico.

“As pessoas parecem pensar que, como passei por cirurgia e quimioterapia e estou em casa agora, devo estar bem. Elas não entendem que meu tumor continuará voltando pelo resto da minha vida, agora limitada, e tudo o que estamos fazendo com os tratamentos é atrasar o câncer para me dar o máximo de tempo possível”, declarou.

Adam ressaltou que, sem o apoio inestimável de amigos e familiares, que têm vivido esse pesadelo ao seu lado, tudo teria sido ainda mais difícil.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco