Homem confunde bactéria carnívora com gripe e tem nádega amputada
Simon English, ex-bombeiro de 55 anos, enfrentou uma grave infecção por fasciíte necrosante, conhecida como doença causada pela "bactéria comedora de carne". O caso começou em março deste ano, quando Simon apresentou sintomas semelhantes aos de uma gripe, com febre e indisposição. A situação piorou rapidamente, levando-o a buscar atendimento médico. As informações são do Metrópoles.
Após a internação, Simon foi diagnosticado com fasciíte necrosante, uma infecção bacteriana que destrói músculos e tecidos moles do corpo. A condição tem uma alta taxa de mortalidade, entre 20% e 40%. Ele foi submetido a tratamento com antibióticos e uma série de cirurgias para conter o avanço da infecção, que teve origem em um pequeno corte na nádega, inicialmente despercebido.
Durante o período hospitalar, Simon passou por procedimentos como a remoção de pele e parte da musculatura da nádega esquerda, além de um enxerto de pele retirado de sua perna esquerda. O tratamento incluiu ainda uma colostomia para facilitar a cicatrização, mas o corpo rejeitou o primeiro enxerto, necessitando um novo procedimento cirúrgico.
A doença impôs desafios severos. Simon passou duas semanas recebendo morfina devido às intensas dores, o que afetou sua memória do período. Ele relatou que o medo de morrer foi constante durante o tratamento. "Ficou parecendo que um tubarão tinha mordido a minha bunda", disse, em entrevista à mídia internacional, destacando que hoje está recuperado.
A fasciíte necrosante pode ser causada por seis tipos de bactérias, que liberam substâncias tóxicas capazes de destruir rapidamente tecidos do corpo. O tratamento exige ação rápida, com antibióticos e cirurgias emergenciais para remover áreas afetadas e evitar a disseminação da infecção.
Simon agora trabalha para se adaptar à vida normal, após superar a grave infecção. "Minha ferida está totalmente curada, e estou me ajustando novamente. Sou grato por estar vivo", afirmou.