Dividida em dois momentos -

HGV promove treinamento do protocolo de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica

Os profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) irão passar por um treinamento sobre o Protocolo de Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), a partir desta terça-feira, 18. A atividade prossegue até quinta-feira, 20, e será dividida em dois momentos por dia, para garantir a participação de todas as equipes.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (NQSSP) do HGV, Nirvânia Carvalho, explica que a PAV é uma das principais infecções respiratórias que acometem pacientes submetidos à intubação orotraqueal em UTI. "O treinamento da equipe multiprofissional que presta assistência a pacientes sob ventilação mecânica é fundamental, pois terá impacto direto na redução das taxas desse tipo de infecção", destaca.

Segundo Nirvania, a capacitação faz parte das ações da participação do HGV no projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, do Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). No Piauí, somente o HGV e outro hospital da rede privada participam do programa.

Ela explica que o projeto tem como meta principal reduzir em 50%, no prazo de três anos, as infecções relacionadas à assistência nas UTIs, sendo elas: pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), infecção primária de corrente sanguínea (IPCS) e a infecção do trato urinário (ITU). Sendo que em relação a ITU, no período de seis meses, o HGV já conseguiu reduzir em 50% a densidade de incidência.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco