Doações diminuíram na pandemia · 19/08/2020 - 12h37

HGV lança campanha para incentivar doação de sangue


Compartilhar Tweet 1



O Hospital Getúlio Vargas (HGV) lançou uma campanha emergencial de doação de sangue com o slogan “Dependemos de você para recomeçar do zero”, uma vez que devido à pandemia houve uma redução de doadores. O objetivo, segundo o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, é incentivar as pessoas a doarem sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

O diretor explica que o HGV realiza, diariamente, 40 cirurgias de média e alta complexidade. Em muitos casos, há necessidade de transfusões, como, por exemplo, nas cirurgias ortopédicas e ginecológicas. “Temos uma agência transfusional no próprio hospital que precisa ser abastecida”, destaca Gilberto Albuquerque.

Segundo Ivonizete Pires, coordenadora da Agência Transfusional, que é responsável pela transfusões de sangue de pacientes internados e cirúrgicos no HGV, informa que no momento são necessárias doações de todos os tipos sanguíneos para manter o bom funcionamento assistencial. Com uma necessidade diária de doadores, a agência de sangue do HGV registra, desde dezembro, um comparecimento muito abaixo desta meta.

A pessoa interessada em doar deve ligar para o Hemopi e agendar a doação, localizado na Rua Primeiro de Maio, 235 – Centro-Sul, Teresina. O telefone para contato em Teresina é  86 98894 6614.

Para o presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, as parcerias entre os órgãos da rede hospitalar do estado são fundamentais. “Por conta da pandemia, ficou constatado que as doações de sangue diminuíram e, por isso, se faz necessária essa união de esforços para otimizar a captação de doadores, pois a demanda é contínua e, sendo assim, estamos empenhados em auxiliar o Hemopi no que for preciso”, comenta o gestor.


Comentários