
Governo brasileiro solicita que compradores não penalizem o país devido à gripe aviária
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Brasil anunciou, nesta sexta-feira, (16/05), que está trabalhando para que os países importadores de carne de frango reconheçam a necessidade de restringir os embargos apenas na área de 10 quilômetros ao redor do foco de contaminação da gripe aviária, que foi identificado em uma granja no Rio Grande do Sul.

A China, a União Europeia e a Argentina já impuseram embargos às importações de carne de frango brasileira após o registro do primeiro caso da doença no país. O Mapa enfatiza que, como o Brasil é o maior produtor e exportador de carne de aves do mundo, é crucial que os compradores considerem a regionalização das restrições, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
O ministério também destacou que países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas já aprovaram a regionalização dos embargos. O Mapa reafirmou seu compromisso com a transparência e a responsabilidade nas ações de controle e erradicação da gripe aviária.
Fonte: Metrópoles