Programa de combate ao tabagismo -

FMS abre vagas para tratamento de dependência de cigarro eletrônico em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou, nesta segunda-feira (10/03), a abertura de vagas para o tratamento de pessoas dependentes de cigarro eletrônico. A iniciativa integra o programa de combate ao tabagismo do Hospital do Parque Piauí, também conhecido como Hospital da Criança.

O tratamento está disponível para maiores de 18 anos e os interessados devem se dirigir ao setor de serviço social do hospital até nesta quarta-feira (12/03). O programa oferece consultas individuais, sessões em grupo e uso de adesivos de nicotina, quando necessário. A assistência é multidisciplinar e pode durar até um ano, com acompanhamento contínuo para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar, como explicou Nicole Alves, diretora do hospital.

Foto: FMSFMS abre vagas para tratamento de dependência de cigarro eletrônico em Teresina

Riscos dos cigarros eletrônicos

Os cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como "vapes", apresentam sérios riscos à saúde, incluindo câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, como infarto e hipertensão. Apesar da proibição da venda desses dispositivos no Brasil desde 2009 pela Anvisa, o uso dos vapes tem se tornado comum, especialmente entre os jovens em festas e eventos.

A Anvisa, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 855/2024, ampliou as restrições, proibindo também a fabricação, importação, distribuição, armazenamento, transporte e publicidade dos cigarros eletrônicos. O uso desses dispositivos é proibido em espaços fechados, públicos ou privados, com penalidades para quem desrespeitar a lei.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco