Crescimento entre julho e agosto -

Covid: Saiba os sintomas mais comuns da doença atualmente

Entre julho e agosto deste ano, o Brasil observou um aumento significativo tanto nos casos quanto nos óbitos por Covid-19. De acordo com os dados mais recentes do Painel de Monitoramento do Coronavírus do Ministério da Saúde, o número de diagnósticos da doença cresceu 105,8%. As informações são do Metrópoles.

O Ministério da Saúde informou que o aumento nos casos tem afetado principalmente os idosos. Esse crescimento ocorre em um contexto em que o coronavírus passou por várias mutações, o que também alterou os sintomas típicos da doença.

“Os sintomas mudaram porque, desde 2022, a variante Ômicron é a única que circula, com todas as outras tendo desaparecido. A Ômicron é uma cepa mais associada ao trato respiratório superior, afetando mais o nariz e a faringe e menos os pulmões. Por isso, é uma variante mais transmissível”, explicou o virologista José Eduardo Levi, da Rede Dasa, em entrevista ao Metrópoles.

O especialista ressalta que, embora a mortalidade da variante Ômicron seja menor, ela ainda é significativa, reforçando a importância da vacinação contra a Covid-19.

Foto: Mircea Iancu por PixabayCovid, mascara, sintomas, mulher de mascara

“Quando o coronavírus entra em contato com a gente, temos uma reação imunológica pronta. Infelizmente, ela ainda não é capaz de evitar a infecção, porque o vírus vai se mutando e sendo capaz de driblar o sistema imune a ponto de conseguir nos infectar e se replicar no nosso corpo. Mas hoje, com a vacina, temos uma resposta muito mais pronta” explicou Levi.

Sintomas mais comuns e a importância dos testes
O infectologista Werciley Saraiva Vieira Junior, do grupo Santa, conta que, os sintomas continuam semelhantes aos da gripe e resfriado, com o vírus agindo sobretudo nas vias aéreas superiores. Além destes, são comuns sintomas de diarreia e chiado no peito que, nem sempre, as pessoas associam à possibilidade de Covid.

“É importante que as pessoas façam o teste, pois ele encaminha o tratamento e indica o nível de preocupação que se deve ter”, afirma Werciley.

O teste deve ser realizado entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas, quando a carga viral está mais alta.

Os sintomas mais frequentes de Covid observados atualmente incluem:

• Febre ou calafrios;
• Tosse seca e persistente;
• Cansaço;
• Dor de garganta;
• Dores de cabeça;
• Dores musculares;
• Coriza;
• Náusea ou vômito;
• Diarreia.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco