Garantias para profissionais · 21/10/2020 - 12h49

Coren-PI intensifica fiscalizações durante a pandemia


Compartilhar Tweet 1



Ao longo da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) vem intensificando as fiscalizações nos estabelecimentos de saúde. A iniciativa tem como objetivo garantir a estrutura e equipamentos adequados para que os profissionais da Enfermagem possam realizar os atendimentos.

No mês de setembro, por exemplo, foram fiscalizadas aproximadamente 46 instituições, sendo 26 em Teresina, 10 na cidade de Parnaíba e 10 no município de Floriano. Do total de fiscalizações, 23 foram oriundas de retornos e 20 fiscalizações feitas por rotina. Além disso, a entidade recebeu 4 denúncias para fiscalizar estabelecimentos com possíveis irregularidades.

A presidente do Coren-PI Amanda Barreto afirma que é fundamental que o Conselho possa, cada vez mais, intensificar as fiscalizações com o intuito de verificar as condições do local de trabalho dos profissionais e estrutura de atendimento aos pacientes. “A iniciativa visa exatamente verificar as atividades desenvolvidas, organização dos serviços disponibilizados e cumprimento das legislações que regulamentam o exercício da profissão. Somente assim podemos cobrar uma estrutura adequada para os profissionais e uma assistência de enfermagem qualificada para os pacientes”, declarou a presidente do Coren-PI Amanda Barreto.

No decorrer do mês, foram atendidos 195 profissionais por meio do telefone ou de forma presencial e cerca de 52 pessoas foram atendidas por e-mail para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre atividades da fiscalização, exercício legal da profissão e dúvidas relacionadas às atividades de enfermagem nos estabelecimentos de saúde, atividades essas no combate à Covid-19. Já as manifestações respondidas pela ouvidoria totalizaram 12, este canal representa um importante meio de comunicação entre o Conselho e os profissionais de Enfermagem.


Fonte: Com informações da assessoria

Comentários